Zanil: a celebração de 34 primaveras de um corredor que eleva a bandeira nacional


Por Nazira Suleimane


A beira de conquistar o campeonato regional de Supadrift, onde ainda competem apenas pilotos moçambicanos e sul-africanos, o piloto moçambicano Zanil Satar celebrou os seus 34 anos em festa no kartódromo do Automóvel Clube Touring de Moçambique (ATCM). Foi neste sabádo, 14, que Zamil foi celebrado pelos corredores nacionais filiados ao ATCM, a Associação Matola Motor Clube e amigos e familiares.

Nos dias 1 e 2 de Novembro proximos, nos palcos do ATCM, na derradeira corrida depois de outras tantas em solo sul-africano o corredor moçambicano poderá erguer bem alto a bandeira nacional em solo pátrio quando se sagrar campeão. Para tal só precisará de estar nos primeiros lugares do podium dos finalistas


As portas da consagração



Considerado o mais experiente piloto nacional na categoria de Supadrift, Zamil lidera a classificaçao geral. Aliás, ele esteve sempre em frente desde que assumiu o trono na segunda prova da presente ediçao. Totalizando 420 pontos, Zamil segue em frente dos rivais sul africanos Cris Lang (371) e David Rae (324). É com esta dupla que Zanil luta pelo titulo que pode ser disputado ate as ultimas circunstancias dada a diferenca pontual que separa actualmente o trio da frente dos restantes concorrentes numa grela composto por 25 pilotos.

As expectativas a volta do piloto moçambicano são enormes pelo facto de poder celebrar o almejado titulo,na derradeira prova que se realizará em solo moçambicano em Novembro.

A pista do ATCM já acolheu provas do campeonato sul-africano de Supadrift, no ambito de uma parceria que a colectidade firmou com a associacao do desporto motorizado daquele pais. Ano passado, nesta competição no ATCM, Zamil Satar ficou em segundo lugar atras de Cris Lang e a frente de David Rae sendo um dos piltos do topo deste campeoonato que é de caracter regional pu seja abertos aos demais da SADC. Prova disso, conclui o campeonato da ultima ediçao em segundo lugar.

Salientar que esta parceria com a associacao sul africana do desporto motorizado que o ATCM ficou a colher duas das seis provas do supadrift, tendo como objectivos o intercâmbio desportivo e também conferir esperiência aos pilotos nacionais neste tipo de competições, mas tambem a capacidade e qualidade de organizaçao de grandes eventos desportivos ao clube sobretudo numa altura em que a pista principal esta praticamente pronta para acolher provas de velocidade.


Premio e aniversario

O 34 aniversário de Zanil Satar foi celebrado com pompa e circustância sabádo último. O ATCM preparou festa que aconteceu no pista em coodernação da Associacao Matola Motor Clube. Zamil foi brindado com um show de ‘Drag Racing’ e ‘Splaming’ na pista da primeira colectivade.

Honey Z ou SHOW para os mais proximos, Zanil disse ao Moz24h que “foi um momento de diversao no qual todos piltos estiveram presentes.bem como o publico. A iniciativa consistiu em aliar a festa com o aniversario do piloto ao desporto motorizado, sendo esta uma pratica que nao se dissocia da sua vida.

Honey Z esta no desporto motorista atraves do drag racing, isto aos 16 anos, passando para o spliming e finalmente para o drift.

“Actualmente estou focado no drag e no driftig, mas o resto nunca deixou de ser minha paixao” A festa foi abrilhantada com premios de sorteios.

Zanil Satar um reconhecido campeao em provas locai, que já se sagrou campeão em campeonatos passados. De referir que o pitloto Zanir Satar, na classe de turbinados, foi o destaque da 1ª Prova do Campeonato de quilometro de arranque (Drag Racing) ocorrido no pretérito domingo no Kartódromo do Automovel & Touring Clube de Mocambique (ATCM), ao conseguiu fazer a quilometrada do percurso em menos tempo.

No final das cerca de seis horas que durou a competição, Zanil Satar, do Team Maputo e que esteve ao volante de um Nissan Skyline R33 GTST, foi o grande vencedor ao arrecador o maior número de pontos e, consequentemente, mais aplausos por parte dos espectadores. Em segundo lugar ficou Zein Raidan (Nissan Skyline R33 GTST), do Team Komaat, enquanto que Richad Khan ( Nissan Skyline R34 GT) do Bahkir Autostyle, foi o terceiro classificado.

395 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI