Zambézia, o palco maior




Por: Germano de Sousa


Nas eleições de hoje a grande expectativa está na eleição pela primeira vez na história da nossa jovem democracia, dos governadores províncias. Pela primeira vez o povo vai apontar o seu mais alto dirigente ao nível das províncias.

A disputa poderá ser de certa forma renhida em determinadas províncias, isso é certo mas mais certo ainda é que na Zambézia batalha.

Pio Matos (FRELIMO), Manuel de Araújo (RENAMO) e Luís Boavida(MDM) são os candidatos. Políticos maduros, todos da terra, se propuseram a dar o seu melhor pela Zambézia. Os eleitores ouviram e hoje decidem qual dos "filhos da terra" vai governar.

Na verdade o cenário é interessante se nos ficarmos na disputa entre Pio Matos e Manuel de Araújo. 

Pio foi edil de Quelimane e por motivos pouco claros renunciou o cargo  abrindo espaço para eleições intercalares que foram a entrada de Manuel de Araújo, na altura pelo MDM. Mano Mané, como é tratado na terra dos chuabos, granjeou grande simpatia entre os munícipes, tendo sido reeleito nas autárquicas do ano passado, desta feita com as cores da perdiz, seu "berço político, basta recordar que já foi deputado da AR pela RENAMO.

Hoje Pio Matos e Manuel de Araújo disputam juntos o cargo de governador.

Matos tem por detrás uma grande máquina partidária e terminou a sua campanha eleitoral com o apoio do presidente Filipe Nyusi  que até o vimos correr pelas artérias de Quelimane. Matos leva a vantagem de ver os votos da oposição dispersos entre a RENAMO e o MDM.

Por seu turno  Manuel de Araújo com o seu carisma, depois de percorrer a província toda, respira segurança na sua vitória.



Tudo pode acontecer. Atenção que agora a disputa não é pelo município de Quelimane mas por toda Zambézia, onde todos, chuabos e lomwes  são chamados a votar.

Por todo este cenário, não temos dúvidas que nas eleições de hoje, Zambézia será o grande palco onde a nossa democracia será posta a prova.

Vamos ver(x)



88 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI