Webinar da Chatham House debate Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Moçambique: um ano depois


Por ocasião da celebração da passagem do primeiro ano da assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional foi assinado em Maputo, a 6 de Agosto de 2019, a Chatham House, um prestigiado Think Thank organiza na tarde de hoje um webinar para debate.

O acordo, assinado pelo Presidente de Moçambique Filipe Nyusi e pelo dirigente da RENAMO, Ossufo Momade, e testemunhado por líderes políticos e religiosos regionais e internacionais, pôs fim ao regresso ao conflito iniciado em 2013.

Também pavimentou o caminho para as eleições nacionais de Moçambique em outubro de 2019. Desde o acordo, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) obteve uma vitória esmagadora nas eleições, enfraquecendo a RENAMO, e um grupo dissidente conduziu violência armada direcionada nas províncias de Manica e Sofala. Ainda assim, o processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) avançou.

Neste evento, figuras seniores refletirão sobre o acordo de paz e os principais fatores de seu sucesso. O evento também se baseia nas idéias dos autores de publicações recentes sobre o mais recente acordo de paz no contexto de tendências de longo prazo da democratização e construção da paz em Moçambique.

Participam no painel, Mirko Manzoni, Enviado Pessoal do Secretário Geral da ONU para Moçambique, Eduardo Namburete, académico e politico, Chaloka Beyani, Professor Associado de Direito Internacional, London School of Economics and Political Science (LSE)

Neha Sanghrajka, Assessora Sênior do Processo de Paz em Moçambique

Os Comentários finais serão conduzidos pelo Reverendo Carlos Simao Matsinhe, Bispo de Lebombo sob presidencia de Alex Vines, o diretor do programa da Chatham House para África. O evento também será transmitido ao vivo na página do Programa África no Facebook (Moz24h)

44 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI