WaterAid e Municipio lançam campanha móvel de sensibilização para prevenção da Covid-19


A WaterAid Moçambique, em parceria com o Conselho Autárquico da Cidade de Maputo e o Ministério da Saúde de Moçambique, lança na Sexta-feira, 15 de Maio de 2020, a Campanha Móvel de Sensibilização para a Prevenção da Covid-19 na Cidade de Maputo.

O evento terá lugar a partir das 10h00, no Campo da antiga Soveste, perto do Mercado Compone e contará com a presença do Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Maputo, Eneas Comiche.

Trata-se de uma campanha cujo objectivo é elevar o nível de consciência dos munícipes de Maputo sobre a importância da prevenção da Covid-19, uma pandemia que se espalhou rapidamente pelo mundo, atingindo também o nosso País.

A campanha em alusão será corporizada por um carro móvel com mensagens sobre as formas de prevenção da Covid-19 e o procedimento correcto de lavagem das mãos, escritas em lonas nas duas laterais, bem como aúdios que serão transmitidos atravês de megafones à medida que o carro se encontrar em circulação.

O carro móvel irá escalar vários bairros suburbanos da Cidade de Maputo, com excepção de Ka Nyaka.

Esta iniciativa integra-se num trabalho mais amplo de resposta à Covid-19 levado a cabo pela WaterAid, que inclui uma vasta campanha de comunicação, incluindo o uso de redes sociais, tendo como objectivo final a elevação do nível de consciência dos cidadãos sobre a importância da prevenção da Covid-19. A resposta também inclui a disponibilização de meios de lavagem das mãos (tippy-taps, baldes e sabão) e sensibilização dos utentes nas unidades sanitárias dos locais onde a organização actua, nomeadamente, Maputo, Zambézia, Nampula e Niassa, atingindo um total de oito distritos do País a saber: Boane (Maputo), Quelimane, Mocuba e Luabo (Zambézia), Mossuril e Memba (Nampula) e Cuamba e Mecanhelas (Niassa).

O Especialista de Higiene da WaterAid, Cândido Cavele disse: “A lavagem das mãos é uma das medidas de primeira linha para a prevenção da Covid-19. A OMS estima que a lavagem das mãos reduz em 40% o risco de infecção por doenças contagiosas. Sendo uma organização com experiência comprovada e reconhecida no sector de água, saneamento e higiene, a WaterAid Moçambique decidiu apostar em acções de sensibilização para a prevenção da Covid-19 nas regiões onde actua, bem como apoiar as unidades sanitárias na disponibilização de meios para a prática da lavagem das mãos pelos profissionais da saúde e utentes”.

Em Maputo, o carro móvel vai disseminar mensagens que reforçam, nomeadamente, a necessidade de sempre desinfectar ou lavar as mãos com água e sabão ou cinza em momentos cruciais; de manter o distanciamento social e a eliminação do aperto de mão; o uso obrigatório de máscaras e a necessidade de ficarmos em casa, entre várias medidas de prevenção.

O lançamento desta campanha vem juntar-se aos esforços do Conselho Autárquico da Cidade de Maputo na sensibilização dos munícipes sobre a importância da prevenção da Covid-19. A autarquia vem desenvolvendo este tipo de actividade no âmbito da iniciativa “Stop Covid-19”, tendo como foco os locais de maior concentração de pessoas, tais como terminais rodoviários, paragens e mercados formais e informais, entre outros.

A WaterAid está ciente dos desafios que muitos agregados familiares nos arredores da Cidade de Maputo enfrentam no que concerne ao acesso à água, ao saneamento e à higiene, o que pode ser um desafio para a adesão a comportamentos saudáveis disseminados no âmbito da campanha.

“O nosso apelo é que as autoridades municipais, o Governo, os doadores e outros intervenientes do sector continuem a trabalhar para que a água, o saneamento e a higiene, elementos essenciais para a saúde, sejam parte normal do dia-a-dia de cada munícipe, pois, sem eles, as medidas de higiene, a nível dos agregados familiares, serão condicionadas”, disse Cândido Cavele para terminar (Moz24h)

32 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI