Vodacom alarga licença parental para 16 semanas


A Vodacom Moçambique acaba de aprovar um novo regime de licença parental de 16 semanas, uma iniciativa que visa conferir, também aos parceiros não parturientes, a responsabilidade nos cuidados com as crianças nos primeiros meses de vida. Até ao momento, as mulheres gozam da licença de maternidade de 16 semanas na Vodacom. A nova iniciativa, é inclusiva, não discrimina por género, raça, religião ou crença, deficiência, orientação sexual ou tempo de trabalho na empresa, permitindo que os parceiros não parturientes também passem tempo com a sua família nesta fase crucial.

A medida advoga ainda que, depois de concluir a Licença Parental, o colaborador é elegível a beneficiar de um período de retorno gradual ao trabalho, que consiste em 30 horas por semana, durante os seis (6) meses seguintes, para que continue a acompanhar de perto o desenvolvimento da criança.

Segundo a legislação laboral moçambicana actualmente em vigor, as mães gozam de uma licença de maternidade por um período de 60 dias, sendo que a licença de paternidade é de apenas um (1) dia.

“Os pais são todos responsáveis pelos cuidados com a criança, não é tarefa exclusiva da mãe. Lançamos no dia 01 de Setembro de 2020 a licença parental, um benefício que nos diferencia de forma clara no mercado. Já temos 16 semanas para as mulheres, passaremos a ter também 16 semanas de licença para os parceiros não parturientes, falamos dos pais, seja por nascimento do bebé, adopção ou barriga de aluguer”, anunciou Vitor Menetiane, Director de Recursos Humanos da Vodacom Moçambique a boa nova para os colaboradores da operadora de telefonia móvel.

Com esta acção, a Vodacom acredita na manutenção do seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores e, acima de tudo, celebra e apoia a família, na medida em que os pais são ambos responsáveis pelos cuidados com a criança, para além de manter com a iniciativa, a diversidade social e inclusão para todos.

Refira-se que as 16 semanas de licença parental são totalmente remuneradas e com direito a todos os outros benefícios, com flexibilidade sobre quando e como os colaboradores tiram a licença nos primeiros 18 meses após o nascimento ou adopção do filho.

Principais Mensagens:

1 – Reforçar o compromisso da Vodacom com o bem-estar dos colaboradores;

2 – Celebrar e apoiar a família, bem como sublinhar que os pais são ambos responsáveis pelos cuidados com a criança.

3 – A Vodacom é pela diversidade e inclusão de todos;

4 – Evidenciar a não discriminação por género, raça, religião ou crença, deficiência, idade ou

orientação sexual.

33 visualizações0 comentário

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI