Veterano do ANC Siphiwe Nyanda nomeado embaixador da África do Sul em Moçambique


O ex-chefe das Forças de Defesa Nacional da África do Sul e ministro das comunicações Siphiwe Nyanda foi nomeado embaixador da África do Sul para Moçambique.

O Sunday Times soube que Nyanda está entre os diplomatas recém-nomeados em treinamento em Pretória antes de suas credenciais serem enviadas para aprovação aos países para os quais foram nomeados.

Nyanda é um alto funcionário do governo de 70 anos, considerado por muitos como um ícone da luta de libertação. Muitos de seus primeiros papéis na luta contra o apartheid foram com o braço militar uMkhonto Wesizwe (MK) nos anos 1970.

Ele ingressou no braço militar do MK em 1974 e, em um período de dez anos, subiu na hierarquia e se tornou um comandante de campo, desempenhando um papel fundamental na direção de operações coordenadas contra o governo do apartheid na década de 1980.

O trabalho de Nyanda com o MK e o Conselho Executivo de Transição de 1994 valeu-lhe a posição dentro da SANDF como Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa dos militares do país.

O general serviu ao SANDF em diferentes cargos até 2005. Quatro anos depois, ele foi transferido para o Ministério das Comunicações, ironicamente servindo sob a administração do primeiro mandato de Zuma como chefe de estado. Ele passaria apenas 18 meses nessa função, depois de enfrentar crescentes pressões sobre irregularidades em licitações e acusações de que ele pessoalmente se beneficiava de fundos estatais.

Nyanda ficaria fora do radar por oito anos, antes de retornar à vanguarda do serviço público como membro do conselho da Denel, fabricante de armas em guerra na África do Sul. (Moz24h)

58 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI