USAID/Power Africa Anuncia 2,6 Milhões de Dólares em Subsídios de Electrificação para 9 países


A Power Africa, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), anuncia subsídios de um total de US$ 2.620.650 a empresas de energia solar para fornecer electricidade fiável e acessível “Off-grid” (fora da rede) a quase 300 instalações de saúde de África Subsaariana.

Quase 60% de todas as instalações de saúde de África subsariana não têm acesso à electricidade, e das que têm, apenas 34% dos hospitais e 28% das clínicas de saúde têm um acesso fiável e 24 horas por dia. A energia é fundamental para alimentar os sistemas essenciais, os equipamentos médico e de esterilização, para realizar diagnósticos, para o armazenamento a frio de vacinas e de medicamentos, para a tecnologia da informação, para a iluminação, no intuito de permitir a prestação de serviços contínuos de cuidados de saúde. Os serviços de saúde eficientes e as respostas a doenças - incluindo a COVID-19 - dependem de um acesso fiável à electricidade.

Como apoio ao fornecimento acelerado de energia solar «Off-grid» (fora da rede) às instalações de saúde na África Subsariana, a Power Africa está a atribuir subsídios às seguintes empresas de energia solar:

Havenhill Synergy Ltd. (Nigéria)

KYA-Energy Group (Togo)

Muhanya Solar Ltd (Zâmbia)

Nanoé (Madagáscar)

OffGridBox (Ruanda)

OnePower (Lesoto)

PEG Solar (Gana)

SolarWorks! (Moçambique)

Zuwa Energy (Malawi)

Estas empresas irão utilizar o financiamento da Power Africa para fornecer soluções de electricidade solar “Off-grid” (fora da rede) a 288 instalações de saúde nos nove países representados.

"A energia solar tem grande potencial para expandir e melhorar a prestação de cuidados de saúde na África subsaariana, e a tecnologia solar «Off-grid» (fora da rede) oferece uma solução limpa, acessível e inteligente para electrificar instalações de cuidados de saúde localizadas fora do alcance das redes eléctricas nacionais", disse Mark  Carrato,  Coordenador Interino de Power Africa.  "A experiência da Power Africa mostra que os sistemas de energia solar “Off-grid” (fora da rede) podem ser rapidamente implantados mesmo nas instalações mais rurais".

"Estas atribuições demonstram o que podemos alcançar quando os sectores público e privado se juntam para eliminar as barreiras para uma electricidade fiável às instalações de saúde rurais", disse Chris Milligan, Conselheiro da USAID, no dia 22 de Setembro de 2020, durante um evento virtual que anunciou os distinguidos com o subsídio.

Acerca dos Beneficiados e da Forma como irão fornecer Energia aos Cuidados de Saúde nas Comunidades Rurais

Havenhill  Synergy irá  electrificar 21 instalações de saúde rurais no estado de Oyo,  na Nigéria, utilizando um modelo de negócio de venda de energia como serviço. As instalações situam-se principalmente em comunidades peri-urbanas com acesso limitado e fiável à electricidade. Havenhill irá  providenciar a operação e manutenção a longo prazo dos sistemas de energia solar.

O KYA-Energy Group  irá electrificar 20 centros de saúde no Togo. Para além do acesso à electricidade, KYA irá fornecer estações solares de lavagem de mãos automatizadas para a prevenção de infecções e estações solares de carregamento telefónico para proporcionar um rendimento adicional.

Em parceria com a Churches Health Association of Zambia, a Muhanya  Solar Ltd.  fornecerá acesso à electricidade a sete instalações de saúde rurais na Zâmbia.  Muhanya irá também electrificar o alojamento dos funcionários no intuito de proporcionar receitas para a operação e manutenção dos sistemas solares instalados nas instalações de saúde.

Nanoé  irá electrificar 35 estabelecimentos de saúde rurais  nos  distritos de  Ambanja  e  Ambilobe, em Madagáscar. A empresa implantará nano-redes com as instalações de saúde enquanto pivots e ligações para o alojamento dos funcionários. A electricidade será vendida às comunidades circundantes no intuito de proporcionar receitas para a operação e manutenção das nano-redes.

Com a sua solução contentorizada,  a OffGridBox irá fornecer energia renovável e água limpa a seis clínicas rurais no Ruanda. A empresa criará também um modelo de negócio com pagamento no ato (PAYGO), vendendo electricidade e água limpa às comunidades circundantes.

OnePower  irá electrificar sete instalações de saúde rural no Lesoto, utilizando as instalações como pivot de carga para mini-redes. Para além de alimentar as instalações de saúde, as mini-redes fornecerão acesso à electricidade para as comunidades rurais servidas pelas instalações.

A PEG Solar irá fornecer acesso à electricidade a 91 instalações de saúde comunitárias rurais no Gana. Para uma prestação de serviços de energia às instalações de saúde pública, a PEG irá adotar uma abordagem de tipo sector privado, permitindo uma rápida electrificação das instalações e podendo simultaneamente reduzir significativamente o peso financeiro inicial da transição para a energia solar.

A SolarWorks!  irá electrificar 92 instalações de saúde rurais na  província de Sofala,  em Moçambique. Para assegurar a sustentabilidade dos sistemas para além do período de implementação do subsídio, a SolarWorks! irá cobrir os custos operacionais e de manutenção dos sistemas de energia solar durante cinco anos.

A Zuwa  Energy  irá instalar soluções de energia solar em nove instalações de saúde no  Malawi. O acesso à electricidade permitirá às instalações fornecer serviços de saúde de maior qualidade ao longo do dia e serviços mais abrangentes à noite. Além disso, Zuwa irá electrificar o alojamento dos funcionários com o objectivo de aumentar o bem-estar e as taxas de permanência dos funcionários.

"Com estes subsídios, a USAID está a investir num conjunto de projectos-piloto que demonstram como a electrificação dos cuidados de saúde pode ser realizada de forma comercialmente sustentável, com um forte envolvimento do sector privado", disse David Stonehill, líder da iniciativa Beyond the Grid de Power Africa. "Estes subsídios demonstram o modelo Power Africa em acção: Utilizamos um montante modesto de financiamento público para reduzir as transações de risco, abrindo assim a porta ao investimento privado".

####

Power Africa é uma parceria liderada pelo Governo dos EUA que reúne os recursos colectivos de mais de 170 parceiros dos sectores público e privado para duplicar o acesso à electricidade na África Subsaariana. O objectivo da Power Africa é acrescentar mais de 30.000 megawatts de capacidade de produção de electricidade limpa e eficiente e 60 milhões de novas ligações domésticas e empresariais até 2030

32 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI