União europeia disponibiliza um novo programa de 100 milhões de euros a Moçambique


A União europeia disponibiliza um novo programa de 100 milhões de euros para o sector financeiro de Moçambique. Segundo a Comissão Europeia, esta ajuda permitirá às autoridades moçambicanas fazer face ao impacto económico e social da pandemia do coronavírus.

O novo programa da UE, num valor de 100 milhões de euros, irá prestar assistência financeira de curto prazo a Moçambique.

Segundo a Comissão Europeia, esta ajuda permitirá às autoridades fazer face ao impacto económico e social da pandemia. Facilitará uma resposta às necessidades mais urgentes mantendo os serviços de ensino, de saúde e de proteção social para as pessoas mais vulneráveis do país.

Os fundos concedidos no âmbito do programa, assinado esta segunda-feira pela Comissão e pelo Governo moçambicano, assumem a forma de apoio orçamental e serão canalizados através do Tesouro Nacional de Moçambique.

Para além do apoio orçamental, o programa prestará também assistência técnica no que respeita ao controlo governamental das despesas relacionadas com a Covid e reforçará os processos locais de responsabilização.

A União Europeia e Moçambique têm mantido há anos uma estreita cooperação centrada no desenvolvimento sustentável, paz, segurança, democracia e direitos humanos. Justamente, há cerca de um mês a União Europeia prometeu ajudar Moçambique no combate a grupos armados classificados como terroristas em Cabo Delgado.

A resposta europeia vem na sequência de um pedido de apoio do Governo moçambicano no sentido de Bruxelas apoiar na logística e no treino especializado das forças governamentais. (RFI)

50 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI