União europeia disponibiliza um novo programa de 100 milhões de euros a Moçambique

A União europeia disponibiliza um novo programa de 100 milhões de euros para o sector financeiro de Moçambique. Segundo a Comissão Europeia, esta ajuda permitirá às autoridades moçambicanas fazer face ao impacto económico e social da pandemia do coronavírus.
O novo programa da UE, num valor de 100 milhões de euros, irá prestar assistência financeira de curto prazo a Moçambique.
Segundo a Comissão Europeia, esta ajuda permitirá às autoridades fazer face ao impacto económico e social da pandemia. Facilitará uma resposta às necessidades mais urgentes mantendo os serviços de ensino, de saúde e de proteção social para as pessoas mais vulneráveis do país.
Os fundos concedidos no âmbito do programa, assinado esta segunda-feira pela Comissão e pelo Governo moçambicano, assumem a forma de apoio orçamental e serão canalizados através do Tesouro Nacional de Moçambique.
Para além do apoio orçamental, o programa prestará também assistência técnica no que respeita ao controlo governamental das despesas relacionadas com a Covid e reforçará os processos locais de responsabilização.
A União Europeia e Moçambique têm mantido há anos uma estreita cooperação centrada no desenvolvimento sustentável, paz, segurança, democracia e direitos humanos. Justamente, há cerca de um mês a União Europeia prometeu ajudar Moçambique no combate a grupos armados classificados como terroristas em Cabo Delgado.
A resposta europeia vem na sequência de um pedido de apoio do Governo moçambicano no sentido de Bruxelas apoiar na logística e no treino especializado das forças governamentais. (RFI)