Tropas Russas em Cabo Delgado: Governo não se posiciona e Embaixada Russa desmente


Continua a causar estranheza o facto do governo moçambicano não ter até aqui, posicionado- se de forma clara, sobre a presença de tropas russsas na problemática Província de Cabo Delgado. Tudo leva a crer que as tropas russa estão a apoiar as forças governamentais no combate aos insurgentes que provocam terror em alguns distritos da Província. O vice- ministro da Defesa, Patrício José, em contacto com a Agência Lusa não confirmou nem desmentiu a presença de tropas russas no combate aos insurgentes que muitos dificuldades têm causado as Forças de Defesa e Segurança. Mas a resposta evasiva de Patrício José, pode ser um indicador claro que o governo de Maputo solicitou apoio militar russo para enfrentar a saga de terror que muitas vítimas está a fazer na nortenha Província de Cabo Delgado. Diferentemente do governo que prefere não tomar uma posição clara sobre o assunto, a Embaixa Russa em Maputo considerou “falsas” as informações que indicam a presença de tropas russas em Moçambique. No entanto, a posição da Embaixada Russa em Maputo, é vista por alguns sectores de opinião como a “ resposta possível” face a seriedade do assunto. Não é conveniente que a presença de tropas russa seja assumida, pelo menos por agora.

Mas a presença de tropas estrangeiras em território moçambicano pode ter um efeito perverso no combate a insurgência em Cabo Delgado. Pode ser um factor mobilizador de apoios para os insurgentes que segundo a alguns investigadores têm uma ramificação internacional. Em algum momento, o Estado Islâmico, reivindicou a sua participação em ataques na Província de Cabo Delgado. Recentemente, o MOZ24H, publicou a detenção de um indivíduo no Sudão que pretendia traficar um volume considerável de armamento para Moçambique, que se acredita que tinha como destinatários os insurgentes que actuam em Cabo Delgado. Interrogado pela polícia local o referido indivíduo disse que as armas destinavam-se a uma Mesquita em Mocímboa da Praia, distrito de Cabo Delgado.

Como tropas russas ou não, as informações no terreno mostram que o combate aos insurgentes tem sido uma tarefa nada fácil. Nos últimos tempos, para além de ataques a civis, os insurgentes também têm atacado posições das Forças de Defesa e Segurança. (Redacção)

1,680 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI