Tropas russas em Cabo Delgado

Atualizado: 13 de Set de 2019


Estacio Valoi


Cerca de 160 militares russos estão em Cabo Delgado há cerca de duas semanas apurou o Moz24h de fontes reputadas nas forças de defesa e segurança. Os militares terão sido destacados para os distritos de Macomia e Mueda depois de terem entrado no pais pelo aeroporto de Nacala. Tudo leva a crer que este “reforço” seja para neutralizar e estancar a onda de insurgência que continua a mater em Cabo Delgado.

Moçambique e Rússia assinaram recentemente assinaram acordos de cooperação em Kremlin Moscovo.

Os cinco acordos foram assinados pelos presidentes dos dois países, Filipe Nyusi e Vladimir Putin que abarcam as áreas de recursos minerais e energia, áreas de defesa e segurança vistos como áreas prioritárias para os dois governos.

Na vertente de defesa e segurança os dois países terão como foco a cooperação entre os ministérios do interior e informação classificada e na área do gás e petróleo com a participação de uma das empresas russas, a Rosneft. Segundo um comunicado de imprensa, na área do gás e petróleo, a empresa vai estudar os dados geológicos disponíveis sobre diversos blocos, em terra e no mar.”

Mas a prioridade foi mesmo para a área de segurança quando no mês passado de Agosto o Conselho de Ministros não só aprovou a resolução assim como ratificou a vinda de navios militares da Rússia nos portos nacionais, uma decisão que segundo o governo tem com finalidade fortalecer a cooperação da área de defesa e segurança.

Segundo fontes do Moz2h, os primeiros tropas de elite não chegaram de navios, mas transportados por dois Avioes -Antanoves faz cerca de duas semanas aterram no aeroporto de Nacala.

“Eram 160 Russos. Um cheio de equipamento. O outro cheio de homens Russos, fisicamente bem estruturados e tinham como destino o distrito de Macomia e Mueda.”

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI