Terroristas escalaram Macomia Sede está madrugada e destruiram infra-estruturas do Estado


Por Nazira Suleimane


A vila de Macomia Sede acordou esta madrugada sob ataque protagonizados pelos terroristas que semean luto e terror na provincia.

De acordo com fontes ouvidas pelo Moz24h, o ataque desses terrorristas, começou por volta da 1 hora da madrugada de hoje, quinta-feira dia 28 de Maio, là para zona comercial, embora alguns populares tenham visto um grupo de homens nas matas, mas por causa da farda igual aos das FDS, não levaram em consideração, pese embora tivessem suas duvidas da identidade daqueles homens estranhos fardados e armados. 

" Ouvi de raspão que um grupo de homens fardados como militares e armados com armas de fogo, estavam a circular nas matas arredores de Macomia. Achei que fossem os nossos militares a fazerem patrulhas, ou buscas, e não me importei com isso. Afinal eram eles. Essa farda nos confundi muito e não sabemos a quem confiar e a quem não confiar." Disse a fonte.

Os terroristas, entraram a destruir infraestruturas do governo na drugada de hoje. Apopulação por sua vez, encontra-se refugiada nas matas.

Uma fonte revela ao Moz24h que hà muitos helicopteros a circularem nessas áreas de combate, não se sabe de certo se são da defesa ou dos insurgentes, uma vez que as pessoas  estão nas matas, espera-se que seja apoio das FDS.

" Estou nas matas com minha familia, daqui acompanhamos o som dos disparos, não sabemos se há feridos ou mortes. Estamos indignados porque os militares saìram ontèm e sò regressaram hoje nesta manha, porque foram solicitados por causa da guerra. Serà que houve fuga de informação que os insurgentes atacariam hoje e os militares deixaram-nos só? Ou foi mera coincidência? Ou uma estratègia dos militares? Em fim. Deixa para lá. Aqui em Macomia temos uma potência muito grande e forte dos FDS não faz sentido entrarem assim." Disse a fonte.

Os terroristas estão a atacar nas aldeias de Litamanda, Chai, Nova Zambézia e na vila Sede de Macomia e jà há registo de estragos à infraestruturas do governo. 

Parece que os militares jà foram là para combater, e de facto hà casas de populares incendiadas pelos insurgentes.  Na Vila Sede de Macomia, militares são ajudados por antigos combatentes e polícias Comunitárias.

Os insurgentes têm as mesmas fardas como as dos militares. E o estranho ainda é que destruiram tudo muito proximo a base dos militares. Macomia tem uma potência grande das FDS.

Estes ataques em Cabo Delgado, acontecem desde 5 de Outubro de 2017. Isto acontece num.a altura em que uma mulher conseguiu fugir das mãos dos insurgentes, e dirigiu-se até a unidade sanitária de Chaí. A quem diga que seja uma busca pela mesma mulher,  ou mesmo para lhe calar a boca depois de ter feito algumas declarações relacionados a base onde estava quando foi raptada por esses terroristas conhecidos por "Al Shabaabs" em Cabo Delgado (Moz24h).

882 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI