Técnicos da Educação verificam condições para retoma gradual das aulas


A ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, falando ontem no final da vigésima terceira sessão ordinária do Conselho de Ministros, disse que Técnicos do sector de Educação estão no terreno a fazer o levantamento e a verificação das condições em todas as escolas para permitir a retoma gradual faseada das aulas.

“ Há um movimento agora de verificação de condições em todas as nossas escolas, condições de saneamento, água, responsabilidades distribuídas desde o nível central, provincial e também dos gestores das nossas escolas, também dos professores e alunos, o que é que se deve fazer antes e depois de reinício das aulas, higienizar as salas de aula e outros espaços comuns, teremos que capacitar também os nossos professores. Estamos numa situação sui generis, em que todos nós estamos a aprender, então, inicia um movimento de preparação das nossas escolas para o reinício e só depois deste período é que efectivamente a entidade competente, que é o Ministério da Saúde, irá efectivamente nos autorizar se sim, podemos avançar ou não”, disse.

De referir que o MINEDH ainda não definiu a data para a retomada das aulas presenciais e garante que isso não vai acontecer nas próximas duas semanas. A data deverá comunicada com antecedência para permitir que os alunos, pais e encarregados de educação se organizem para o efeito. De acordo com a porta-voz do MINEDH, o reinício das aulas presenciais será acompanhado deuma avaliação diária das condições de higiene e de saneamento nas escolas, que será feita pelo ministério e por entidades independentes.(Moz24h)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI