Tânia Tomé lança em Novembro 'Conversas com a sombra 2.0'


Tânia Tomé lança o seu mais recente livro, Conversas com a sombra 2.0, no próximo dia 11 de Novembro. A sessão live de lançamento vai acontecer através das redes sociais da autora, a partir das 18 horas. O romance é prefaciado pelo famoso actor de telenovelas, Paulo Betti, e chancelado pela editora Luso-Brasileira ChiadoBooks.

Em 2011, Tânia Tomé teve uma primeira versão poética do seu livro mais recente. Nessa altura, entre ruídos e poeiras projectou-se como uma história de amplas reflexões filosóficas carregadas de poesia. “O meu amigo  e prefaciador da primeira versão, o professor e poeta António Cabrita, sugeriu certos trechos do mesmo para coloca-lo em formato poético. ‘Sua poesia aqui está arrebatadora, disse-me ele’. E foi o que fizemos. Pegamos em alguns trechos mais poéticos do livro e lançamos o primeiro Conversas com a sombra em Moçambique, em 2011, em poesia”. O livro de poesia também foi lançado em Angola, por uma editora local.  

Entretanto o livro original era per si uma narrativa em ficção. A autora continuou escrevendo e alimentando cada vez o seu lado ficcionista, fazendo aproveitamento integral do livro original, “uma história do homem do chão e suas conversas com a sombra”. E neste processo, muito recentemente, a Editora Chiado teve interesse em publicar Conversas com a sombra 2.0,  um  romance filosófico, como sugere o escritor brasileiro Eldes Saulo, autor do posfácio.

Como lhe é habitual, Tânia Tomé começou a escrever o seu romance com as influências de acontecimentos quotidianos e em interacção com diversas coisas. “Gosto de pensar que o início se deu com  meu envolvimento mais profundo com os desafios que a nossa humanidade tem na desconstrução de diversos paradigmas, para construir o novo futuro, possível apenas com a mudança de mentalidade e com a descolonização das nossas mentes. E isso só pode surgir se conversarmos connosco num processo introspectivo”.

Paulo Betti rendido à escrita de Tânia Tomé

O prefácio de Conversas com a sombra 2.0 foi escrito por Paulo Betti. O actor brasileiro de telenovelas da Globo e filmes diz, a certa altura: “A escrita de Tânia Tomé se aproxima de dois dos escritores brasileiros que mais admiro: João Guimarães Rosa e Manoel de Barros. A invenção de palavras. A forma, às vezes aparentemente estranha, as múltiplas vezes que o narrador troca de lugar, um narrador que às vezes é homem, às vezes um velho, e depois passa a ser uma menina. E nos possibilita virar de cabeça para baixo. O filósofo Walter Benjamin dizia que ‘o capitalismo coloniza tudo, menos a estranheza’. Andei prazeirosamente do início até ao fim, Tânia Tomé é uma escritora maravilhosa”.

De acordo com Tânia Tomé, Conversas com a sombra 2.0 é o prenúncio de um outro livro seu, Succenergy, “que é a fase da evolução da consciência para uso da nossa potencialidade para uma lógica de lideranças individuais para as colectivas. O livro ficou na gaveta, até que a Editora Chiado veio a namorar com ele. E hoje ele está aqui ávido e aceso para o mundo”.

Em 120 páginas, neste novo livro, Tânia Tomé propõe que dancemos com a nossa sombra, para nos entendermos melhor na compreensão do outro e do mundo. “Uma urgente reflexão com o nosso mundo interior. Uma maior ligação entre nossas frequências energéticas. Não dá para explicar ao certo. Tudo que explique de nada adiantará. O próprio livro tem sua maneira de estar e agir, e só o leitor lendo o livro poderá sentir o que ele pretende dizer. Quanto a mim, sou apenas a mensageira. Mas advirto que eu própria estou em dança profunda com a minha sombra e gosto profundamente”.

Conversas com a sombra 2.0, disponível na Amazon, já está em pré-venda e é distribuído no Brasil e em Portugal. Em Moçambique também existem exemplares físicos, mas limitados. No dia 11 de Novembro, através das redes sociais da autora, o livro será lançado e a partir dai será a Editora Chiado que distribuirá o livro entre Portugal, Brasil e o mundo. No mesmo dia do seu aniversário, Tânia Tomé também irá lançar oficialmente o seu livro de desenvolvimento pessoal, Succenergy, até aqui apenas lançado no Brasil, EUA e Serra Leoa. A terceira edição do mesmo tem o prefácio da empresária brasileira Luiza Helena Trajano, dona no grupo bilionário Magazine Luiza e também está disponível na Amazon.

Conversas com a sombra 2.0 não é a primeira aventura de Tânia Tomé pela ficção, mas, confessa, nunca tinha sido efectivamente publicada com esse enfoque. “Tenho outras várias aventuras pela ficção, creio que publicaremos mais em breve. Adianto muito em breve mesmo.  Todo processo criativo é muito da ficção, mesmo a própria poesia. Tenho em mente que nem sempre é um desabafo, e se for, pode ser desabafo imaginário. Estou escrevendo muito romance, mas há sempre uma poesia e um canto que me embalam”.

A multifacetada Tânia Tomé é empreendedora, economista, escritora e palestrante internacional. Os seus livros vão deste ligados a Economia e Gestão, até poesia e ficção. Agarra-me o sol por trás, Succenergy - activa sua energia são algumas de suas outras obras. A autora participa de diversas antologias internacionais, é publicada em vários países e em várias línguas.

Sinopse de Conversas com a sombra 2.0

A história do homem do chão, contada por ele próprio, numa dimensão intemporal, onde a indagação do mundo e a liberdade só podem acontecer, num encontro com ele próprio. Uma vivência dos sentidos, os sentimentos mais profundos – a dor, o medo, o perdão para encontrar a estrutura do autoconhecimento e do próprio nascimento. O mais belo encontra-se nas coisas mais simples, da natureza para o universo e vice-versa. Por ele passam vários outros personagens profundamente distintos, num diálogo contínuo e uma acesa conversa no escuro, às vezes na solidão para fazer emergir o mais importante da vida - O Ser. Com extasiantes reflexões interiores com o “eu” que vive dentro de cada ser humano, a própria sombra, cuja consciência da sua existência e o seu entendimento, são a mais profunda forma de viver e ser feliz. (O Pais)

31 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI