Serviços M-Pesa da Vodacom disponibilizam 30 mil kits para lavagem das mãos


- Constituídos por baldes equipados com torneiras, os kits estão a ser distribuídos aos agentes M-Pesa em todo o território nacional e beneficiam os clientes e agentes M-Pesa, entre outras pessoas.

O combate à pandemia do novo coronavírus no país exige a união de esforços de todos. É neste âmbito que, no quadro da sua Responsabilidade Social, a Vodacom, através da sua subsidiária – Vodafone M-Pesa SA – ofereceu recentemente um total de 30 mil kits sanitários de lavagem das mãos aos agentes M-Pesa, uma das medidas recomendadas pelas autoridades de saúde para evitar a propagação da contaminação da Covid-19.

Neste sentido, todo o cliente, antes de efectuar qualquer transacção nos agentes M-Pesa, é convidado a lavar as mãos, e o mesmo procedimento é adoptado frequentemente pelo agente destes serviços. Para além dos utentes do M-Pesa, as estações de higienização das mãos através de água e sabão e/ou cloro alocadas pela Vodacom podem ser usadas por qualquer cidadão.

Para monitorar a adesão das pessoas ao uso destes equipamentos de higiene, o Presidente do Conselho de Administração da Vodacom, Nuno Quelhas, acompanhado pelo Director-Geral da Vodafone M-Pesa, Gulamo Nabi, entre outros quadros da Vodacom e do M-Pesa, visitaram recentemente os pontos dos agentes M-Pesa no mercado de Xiquelene, na cidade de Maputo.

“Esta é uma maneira de sensibilizarmos a sociedade em geral, em particular os agentes e compradores dos nossos serviços, no sentido de perceber o benefício de melhorarmos todo o contexto de saúde pública e de higiene. Ao fazermos isso, acreditamos que reduzimos substancialmente o risco de passagem deste vírus que circula pelo mundo fora e aqui no nosso país”, destacou Nuno Quelhas, sobre a importância do apoio da Vodacom aos agentes M-Pesa.

Quelhas acrescentou que “uma das ilações que verificamos no terreno é que a maioria das pessoas está a aderir a esta campanha de sensibilização, contudo, existem sempre pessoas que estão com pressa e passam rapidamente por um local de compra e, nesse processo, acabam não aderindo a estas medidas que nós sugerimos. Mas os nossos agentes têm feito um esforço muito grande na sensibilização das pessoas”.

De acordo com o Director-Geral da Vodafone M-Pesa Moçambique, Gulamo Nabi, neste momento, o serviço M-Pesa conta com pouco mais de 33 mil agentes activos no país.

“Para nós, disponibilizar 30 mil estações de lavagem de mãos à escala nacional é um contributo tremendo para a implementação da directiva de higiene das mãos, que ajuda na prevenção da propagação da Covid-19”, anotou Nabi, falando dos esforços de investimento social da Vodacom, através do M-Pesa, no combate à pandemia do novo coronavírus.

Actualmente, perto de 4.4 milhões de clientes usam o serviço M-Pesa por mês,  uma base que a instituição pretende continuar a alargar, através da criação de sinergias com todos operadores de telefonia móvel no país e com o sistema financeiro na sua totalidade. Nos próximos tempos, a equipa M-Pesa gostaria de alargar o serviço de modo abranger os cerca de 15 milhões da população adulta nacional. (Moz24h)

24 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI