Serviços das comunicações (telecomunicações e correios) registam um crescimento de cerca de 13%


O volume dos serviços das comunicações (telecomunicações e correios) registou um crescimento de cerca de 13% durante o primeiro semestre de 2020, quando comparado com igual período do ano passado, segundo aponta o balanço preliminar do Sector.

Este indicador resulta do aumento da procura dos serviços de telecomunicações viabilizado pela melhoria da qualidade e expansão da rede de telecomunicações que o País tem vindo a registar nos últimos anos. Contribuiu igualmente para estes resultados, o aumento do trabalho remoto que caracteriza o período de emergência imposto pela pandemia do COVID – 19.

O país conta com uma rede de telefonia móvel (2G e 3G) que une todos os distritos, prosseguindo para os postos administrativos (90%) e localidades (60%). Todas as capitais províncias estão cobertas com os serviços de 4ª Geração (4G), sendo a aposta a expansão dos serviços de 4ª geração de telecomunicações para cobrir todas as sedes distritais e 50% dos Postos Administrativos, até 2024. O PQG (2020-2024) prevê ainda a implementação dos serviços de 5G de telecomunicações nas Capitais Provinciais.

No ramo postal, o crescimento registado foi impulsionado pelo aumento da procura dos serviços postais, estando perspectivado, para o presente quinquénio, implementar o Endereçamento Postal nas cidades de Maputo, Beira, Quelimane, Nampula e Nacala.

Para além da expansão da rede de telecomunicações e consolidação dos serviços postais, o Sector está a implementar vários projectos com destaque para a migração de radiodifusão analógica para a digital, provisão dos serviços de televisão via satélite para 500 aldeias moçambicanas, acessibilidade de internet (praças digitais), entre outras iniciativas.

23 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI