Segundo Ossufo Momade: As eleições mais fraudulentas de sempre "no país e no mundo"



O Presidente da Renamo, Ossufo Momad, qualificou as eleições do passado dia 15 de Outubro, como, “ as mais fraudulentas de sempre no país e no mundo”. Apesar dos pronunciamentos do presidente do partido da perdiz, ainda se aguarda da posição que esta formação política vai tomar depois da reunião da Comissão Política que ainda decorre. Mas já um dado adquirido, a Renamo não vai aceitar aos resultados destas eleições que dão uma clara vantagem ao Partido Frelimo e ao seu candidato presidencial, Filipe Nyusi. A Renamo, através do seu secretário-geral, André Majibire, já disse que o seu partido exige que estas eleições sejam anuladas ou repetidas. Não há memória de eleições que tenham sido repetidas ao nível que a Renamo exige. Contudo, há muita expectativa em saber até que ponto as acusações de fraude da Renamo podem pôr em causa o Acordo de Paz Definitiva assinado entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momad em Agosto passado. No passado, a Renamo para fazer valer as suas reinvindicações recorreu a ataques armados. O próprio Acordo de Paz Definitiva, foi a fórmula encontrada para pacificar o país depois do conflito pós-eleitoral que começou depois da Renamo ter recusado aceitar os resultados das Eleições Gerais de 2014. Antes disso os com os resultados eleiorais de 2009 também trouxeram sua dose de conflitos armados.

Nas hostes do partido Frelimo, sempre se defendeu a ideia de que as irregularidades no processo eleitoral não influenciam os resultados finais. Ideia sempre refutada pela oposição, que defende que nas irregularidades reside a vitória do partido no poder.

Não deixa de ser interessante saber que a Renamo através da sua Comissão Política, porque a posição deste partido vai, sem margem de dúvidas, determinar a agenda política dos próximos dias. (Redacção)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI