Saxofonista Moreira Chonguiça leva Afro World Jazz para dia de África


O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça, reconhecido como um dos músicos de jazz mais inovadores da África, regressa à Cidade do Cabo para uma apresentação única no Dia de África, que se assinala este sábado, 25 de Maio de 2019, na Norval Foundation (Fundação Norval).

A apaixonante apresentação em palco de Moreira Chonguiça terá lugar na Galeria 8 da Norval Foundation, cuja instalação pertence ao artista ganense Ibrahim Mahama “Labour of Many” - paredes e pisos forrados com sacos de Hessian – que faz um pano de fundo dramático.

Segundo uma nota de imprensa enviada à nossa Redacção, à Moreira Chonguiça juntam-se o baixista moçambicano Hélder Gonzaga, bem como a sua banda baseada em Cape Town, composta por Kevin Gibson, Camillo Lombard, Ronan Skillen e Angelo Syster. Edna Jaime, uma bailarina e coreógrafa moçambicana, vai apresentar movimentos de dança enérgicos numa interpretação única de algumas das músicas de Moreira Chonguiça.

No início do dia, Moreira Chonguiça vai dirigir um workshop para o Music Exchange (MEX), na filial de Paul Bothner em Plumstead que é apoiado por uma bolsa Ant Mobility da Pro Helvetia Johannesburg, financiada pela Agência Suíça de Desenvolvimento e Cooperação (SDC).

Refira-se que o Saxofonista de Jazz, compositor, produtor, académico e filantropo moçambicano, Moreira Chonguiça é considerado um dos maiores expoentes do jazz inovador e original da África. Como um artista independente, com sete álbuns premiados, globalmente conhecidos e reconhecidos – Moreira Chonguiça desbrava um trilho de suas raízes do leste africano para o mundo.

Exposto e inspirado por artistas como Miles Davis, Fela Kuti, Percy Sledge e Manu Dibango, as enérgicas composições rítmicas contemporâneas de Moreira Chonguiça receberam aplausos em todos os seis continentes. Seu som único, agilidade técnica e engenhosidade no saxofone alto e soprano, juntamente com uma performance de palco apaixonante cativam o público universalmente.

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI