Sérgio Pantie, o novo Chefe da bancada da Frelimo é empresário à moda “James Bond”


Por Luis Nhachote


Sérgio José Camunga Pantie, que hoje será entronizado como o chefe da bancada parlamentar do partido no poder, é um “Frelimista” em ascensão gradual e meteorica. Pantie passara a ser o chefe da bancada, em substituição de Margarida Talapa.

Eleito pelo 10° Congresso do Partido Frelimo como membro da Comissão Política o Sr. Sérgio Pantie é um empresário com multiplos registos empresariais, com destaque para o apetecivel sector das minas. O novo chefe da bancada do “Batuque e Maçaroca”, aos 10 dias de Maio de 2012 junto com mais dois sócios, Zahid Ahmedali Bandali e Fatimabay Amirali Kassamali Malú, constituiu 8 sociedades todas com interesses no sector mineiro, nomeadamente: Greenstone Geo Resources, Lda.; Golden 1 Globe Exploration, Lda.; Mozim Natural Resources, Lda.; Mozambique Minerals, Lda.; Mozambique Mines, Lda.; Manica Mining Corporation, Lda.; Golden Sands Minerals Lda.; Africa Exploration, Lda. Sociedades cuja existência, segundo a nota “Serviço de Partilha de Informação nº 19/2012 do Centro de Integridade Pública (CIP), cujo o Tema era “Empresas ou Firmas da Elite Política e Económica Moçambicana à Moda “James Bond” se “resume na documentação oficial da sua constituição, não possuem escritórios, recursos humanos, materiais e muito menos financeiros para o exercício da actividade económico-empresarial.

O CIP, na cidade de Nampula, percorreu de lés a lés, a Avenida Paulo Samuel Khamkhomba, endereço que consta no BR nº 21, III Série, de 23 de Maio de 2012, como sendo a sede social destas empresas. “Como se afigurava impossível a localização das mesmas, deslocamo-nos à Direcção Provincial dos Recursos Minerais, mais concretamente aos serviços de cadastro mineiro, sendo que no local fomos informados que nenhuma destas empresas se encontrava registada, o que não poderia acontecer se elas já estivessem a operar, uma vez que, segundo a informação que nos foi possível recolher, é função desta direcção, após o registo e cadastro das empresas mineiras, conduzi-las ao local onde irão efectuar a prospecção de modo a apresentá-las à comunidade, procedimento realizado por forma a evitar conflitos entre as partes. Os exemplos acima arrolados podem de certa forma mostrar o padrão de acumulação da elite política nacional, que se encontra intimamente ligada à detenção de licenças em sectores estratégicos para posterior leilão ou partilha com potenciais investidores estrangeiros numa clara estratégia de rent-seeking.”. É este empresário à Moda James Bond que vai estar em frente da orquestra dos 184 deputados da maioria qualificada.

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI