Reforçada Parceria para Erradicação da Tuberculose


Os governos da República de Moçambique e dos Estados Unidos realizaram ontem uma cerimónia para celebrar os cinco anos de conquistas na luta para acabar com a tuberculose (TB).  Na cerimónia, a Directora da Missão da Agência dos E.U.A. para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para Moçambique, Dra. Jennifer Adams, e a Ministra da Saúde, Dra. Nazira Abdula, assinaram uma "Declaração de Parceria Estratégica para Melhorar o Controlo da Tuberculose".  Esta parceria visa acabar com a TB e garantir que os Moçambicanos afectados pela TB vivam vidas saudáveis e produtivas.

Através do programa Challenge TB apoiado pela USAID, implementado pela KNCV Tuberculosis Foundation em colaboração com a FHI 360, o Governo dos E.U.A. estabeleceu uma parceria com o Ministério da Saúde para aumentar o acesso a serviços relacionados com a TB para mais de 50% da população.  Em particular, o programa focalizou os serviços em Moçambicanos com alto risco de contrair TB, tais como pessoas vivendo com HIV, prisioneiros, crianças com menos de cinco anos de idade, residentes em comunidades mineiras e profissionais de saúde.

Durante a cerimónia de assinatura, a Dra. Adams, disse: "Para alcançar um Moçambique livre de TB,devemos colaborar e trabalhar em conjunto, mantendo-nos fiéis a padrões mais elevados de parceria e responsabilização.  Empregadores que oferecem exames de TB e oportunidades de tratamento salvam vidas.  Escolas que educam os jovens sobre os sintomas da TB ajudam a garantir que os infectados saibam quando procurar tratamento". (Redacção)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI