Realiza-se III Conferência Anual de Segurança Cibernética (Mozcyber2020)


O Ministro dos Transportes e Comunicações (MTC), Janfar Abdulai, dirige, hoje, quarta-feira, a cerimónia de abertura oficial da III Conferência Nacional de Segurança Cibernética (MOZCYBER 2020). A mesma vai decorrer até ao dia 27 de Novembro corrente, sob o lema “Cibersegurança em Ambiente de Pandemia”.

A edição deste ano vai ser totalmente virtual. A sessão de abertura contará com a presença do Presidente do Conselho de Administração do INCM, Américo Muchanga, da Directora-geral do Instituto Nacional das Tecnologias de Onformação e Comunicação (INTIC), Dulce Chilundo, do Presidente do Pelouro da Comunicação Social e TIC da CTA, Zuneid Karim, e da Procuradaora Geral- Adjunta, Amabélia Chuquela, entre outras personalidades.

A segurança cibernética tornou-se numa necessidade básica para o desenvolvimento sustentável da economia, bem como para a melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos e, principalmente, em momentos de crise como a provocada pela pandemia da Covid-19. A maior preocupação na realização anual desta conferência é garantir que aqueles que entram no mundo online se sintam seguros e tenham total confiança no mundo digital.

A MOZCYBER2020 é organizada conjuntamente pelo INCM, através da coordenação entre o Instituto Nacional ds Comunicações de Moçambique (INCM), Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE), Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação (AMPETIC), INTIC e Mozambique Community Network (MCNet).

Existirão cinco sessões temáticas: a primeira denomina-se Protecção das Pessoas e Organizações, na qual serão apresentadas as principais ameaças cibernéticas para as pessoas e organizações, os eventuais problemas que se verificaram durante a Covid-19, a maneira como foram assegurados os direitos das pessoas e organizações por diferentes actores (Governo, Operadores e a Indústria) e as acções a serem empreendidas para a contínua melhoria da protecção das pessoas e organizações.

A segunda sessão será focada na Legislação e nela serão apresentadas as leis sobre a segurança cibernética existentes em Moçambique. A terceira, denominada Inovação e Capacitação, vai abordar as diversas tecnologias que surgiram durante a pandemia e a capacitação humana.

Na quarta, Serviços Online, Riscos e Medidas Preventivas, serão discutidas as maiores

soluções de serviços online existentes, legalização, protecção dos usuários e prestadores de

serviços.

A última sessão, designada Protecção de infra-estruturas críticas e Resiliência, estará focada

nas vulnerabilidades existentes nos diversos sectores, medidas de prevenção e outros riscos.


35 visualizações0 comentário