Rússia arrebata contrato de defesa de Erik Prince


O Indian Ocean Newslleter (ION), uma reputada publicação francesa especializada sobre assuntos politicos e económicos africanos escreve na sua edição de sexta-feira passada, dia 4, que os russos estão na dianteira de Eric Prince um famigerado empresário de “guerras”.

“Tendo sido suplantado pela Rússia, em meados de setembro, o Grupo de Serviços de Fronteira (FSG) de Erik Prince retirou os helicópteros que havia implantado em Cabo Delgado para compensar as deficiências do exército”.

“Essa ação foi forçada, uma vez que o presidente moçambicano Filipe Nyusi havia simplesmente se recusado a pagar o fundador americano da empresa anteriormente conhecida como Blackwater”.

Adianta a publicação que “Os Gazelle SA 341 F enviados a Cabo Delgado e equipados militarmente pela Warbird Aircraft Services na África do Sul deixaram o presidente impressionado, e por boas razões: a tripulação permaneceu inativa enquanto estava em Moçambique. Contratados por três meses e implantados em liberdade condicional de um mês, os Gazelles, implantados no norte do país em 5 de agosto, não começaram as operações até a visita do Papa um mês depois. O governo, desejando evitar um escândalo durante essa visita, transferiu as Gazelas para o parque de Limpopo, no extremo sul. Os helicópteros voaram de volta para Cabo Delgado na noite de 10 a 11 de setembro.”

Enquanto isso, os acordos de cooperação assinados por Nyusi e Vladimir Putin em 22 de agosto começaram a dar frutos e as botas russas atingiram o solo moçambicano no início de setembro. De 24 a 26 de setembro, um Antonov An-124, pertencente à empresa militar estatal russa 224 Flight Unit, entregou drones ao aeroporto de Nacala e um helicóptero Mi-17 equipado para operações de vigilância que também podem ser armadas. Este apoio russo, que é mais substancial e mais barato, levou Erik Prince a sair de Cabo Delgado. No entanto, ele ainda detém ações da Tunamar, que administra os navios Interceptor de Moçambique. (Indian Ocean Newslleter)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI