• estaciosvaloi

QUE LIÇÕES PARA MOÇAMBIQUE? África do sul anuncia Fundo Soberano de 30 mil milhões de rands


Crédito: Etleboro.org


O Governo da África do Sul anunciou que vai criar um Fundo Soberano de 30 bilhões de rands, equivalentes a 2 mil milhões de dólares. Para financiar o Fundo Soberano, a África do Sul vai recorrer aos royalties de petróleo, gás e minerais, receitas de alocação do espectro, venda de activos estatais não essenciais e as reservas do Estado.


O anúncio foi feito na quarta-feira, 27 de Fevereiro, pelo Ministro das Finanças, Tito Titus Mboweni, durante a apresentação do Orçamento de Estado para 2020 no Parlamento sul-africano. “O Fundo de Riqueza Soberana é uma importante ferramenta de longo prazo para economizar e investir para as gerações futuras. Também pode contribuir para fortalecer o quadro fiscal. Também pode contribuir para fortalecer o quadro fiscal.


Precisamos aprender a economizar nos bons tempos. Isso irá garantir que continuemos a investir nas gerações futuras deste país de uma maneira fiscalmente prudente”, disse o Ministro das Finanças sul-africano, citado pela Blomberg.


O anúncio da criação do Fundo Soberano surge numa altura em que a África do Sul luta contra o aumento do endividamento público, fraco desempenho económico (o PIB cresceu abaixo de 1% nos últimos 4 anos) orçamento deficitário que este ano deverá aumentar para 6,8%, o maior défice dos últimos 30 anos. Entretanto, o Ministro das Finanças da África do Sul não precisou a data em que o projecto de lei de criação de Fundo Soberano será submetido ao Parlamento.


Depois Os 2 mil milhões de dólares propostos pelo Executivo de Cyril Ramaphosa para o Fundo Soberano de uma das maiores economias de África estão 200 milhões abaixo dos 2,2 mil milhões de dólares das dívidas ocultas contraídas pelo Governo de Armando Guebuza. (CDD)

39 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI