- estaciosvaloi
QUE LIÇÕES PARA MOÇAMBIQUE? África do sul anuncia Fundo Soberano de 30 mil milhões de rands

Crédito: Etleboro.org
O Governo da África do Sul anunciou que vai criar um Fundo Soberano de 30 bilhões de rands, equivalentes a 2 mil milhões de dólares. Para financiar o Fundo Soberano, a África do Sul vai recorrer aos royalties de petróleo, gás e minerais, receitas de alocação do espectro, venda de activos estatais não essenciais e as reservas do Estado.
O anúncio foi feito na quarta-feira, 27 de Fevereiro, pelo Ministro das Finanças, Tito Titus Mboweni, durante a apresentação do Orçamento de Estado para 2020 no Parlamento sul-africano. “O Fundo de Riqueza Soberana é uma importante ferramenta de longo prazo para economizar e investir para as gerações futuras. Também pode contribuir para fortalecer o quadro fiscal. Também pode contribuir para fortalecer o quadro fiscal.
Precisamos aprender a economizar nos bons tempos. Isso irá garantir que continuemos a investir nas gerações futuras deste país de uma maneira fiscalmente prudente”, disse o Ministro das Finanças sul-africano, citado pela Blomberg.
O anúncio da criação do Fundo Soberano surge numa altura em que a África do Sul luta contra o aumento do endividamento público, fraco desempenho económico (o PIB cresceu abaixo de 1% nos últimos 4 anos) orçamento deficitário que este ano deverá aumentar para 6,8%, o maior défice dos últimos 30 anos. Entretanto, o Ministro das Finanças da África do Sul não precisou a data em que o projecto de lei de criação de Fundo Soberano será submetido ao Parlamento.
Depois Os 2 mil milhões de dólares propostos pelo Executivo de Cyril Ramaphosa para o Fundo Soberano de uma das maiores economias de África estão 200 milhões abaixo dos 2,2 mil milhões de dólares das dívidas ocultas contraídas pelo Governo de Armando Guebuza. (CDD)