Que Deus acuda ao Presidente Nyusi...



Por Luis Nhachote


O Presidente da República, Filipe Nyusi, foi ontem prestar o seu último informe geral da Nação num dos púlpitos da Assembleia da República. Cumpria um bizarro dever constitucional onde ele apresenta um quadro do país e, no final do discurso, ninguém o deve questionar como se ele não tivesse sido eleito, mas entronizado...

Bizarrices à parte. Passando o quinquénio em revista, por ele antes decrito de “Desafiante, mas encorajador”, “Estavél e inspira confiança” até “É de Esperança e de um Horizonte promissor”, fica-se com a sensação de que Nyusi é um inveterado por poesia...

O país está numa situação caótica derivada de um golpe orquestrado por um governo do qual Nyusi ocupava a nevrálgica pasta da defesa da “soberania”.

No seu triste consulado que expira em Outubro, Nyusi, afamada personagem indentificada por “Individuo Q” no relatório da Kroll parece ter estado a gerir esse dossier das “Dividas Ocultas”. Nestes dias o seu governo acabou por deixar cair a mascára e se montou no cavalo de batalha que é a “importação” de Manuel Chang, seu ex-colega do conselho de ministros da era Guebuziana. A tal “Esperança e de um Horizonte promissor” é o ‘retratriamento’ de Manuel Chang que andou em leitos da agiotagem internacional e distribuiu as comissões ??

Aindos nos lembramos que a 15 de Janeiro de 2015, quando era empossado como Presidente da República, Filipe Nyusi disse e passamos a citar:


“O governo que irei criar e dirigir será um governo prático e pragmático. Um governo com uma estrutura o mais simples possível, funcional e focado na resolução de problemas concretos do dia-a-dia do cidadão, na base da justiça e equidade social. Será um Governo orientado por objectivos de redução de custos e no combate ao despesismo. A nossa origem é a de gente simples e trabalhadora. Sabemos, por isso, o valor da contenção de despesas e na aplicação responsável das nossas contas públicas.”


Como ainda não sofremos de amnésia colectiva queremos lembrar que este governo que ele pretendia “prático e pragmático” já nos presenteou com um ministro CORRUPTO e tem um outro que andou a ser gravado e vazado ...e nunca contestou os LEAKS...

Reza um velho adágio quem cala consente. Era esperado que Nyusi dissesse algo pois o seu nome andou a ser mencionado. Não sei se o PR não tem aversão a FOFOCA, mas qualquer outro ser protestaria contra o abusivo uso do seu nome em cenas com fedor a dejectos de fecalismos à cêu aberto.

Muito mais se poderia elencar e enumerar. Sabemos que o nosso Estado é laico, mas não seria escandaloso pedir a mão divina.

Que Deus acuda ao Presidente Nyusi...

162 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI