Provincia de Sofala é o novo foco da pandemia


Ainda é desconhecido o foco de contaminação dos primeiros quatro casos de Covid-19 registados na província de Sofala no centro do país, que com Maputo e Inhambane constituem os três focos onde se encontram os 107 pacientes de Covid-19.

Os quatro casos das pessoas infectadas pelo novo coronavirus na provincia de Sofala, três estáo localizados na cidade da Beira e uma da vila de Dondo. Estes são os primeiros casos registados na província de Sofala de pessoas que vivem em bairros diferentes, sem histórico de viagens para fora ou mesmo dentro de Moçambique e tão pouco de contacto entre ambos. As autoridades estão a investigar.

A secretária de Estado na província Stella Pinto Zeca falando a imprensa disse que "...o nosso trabalho agora é aprofundar as pesquisas, compreender de onde veio a contaminação destes cidadãos e ir atrás, para poder-se compreender quantos mais outros podem estar infectados".

Para auxiliar esse trabalho, chegou à cidade da Beira, uma equipa de especialistas, entre as quais o ministro da saúde, Armindo Tiago, que chegou na manhã desta quarta-feira (13/05) à Cidade da Beira e revelou que a prioridade é não só identificar o foco de contaminação, mas também adoptar medidas para travar novas infecções na província de Sofala.

Nesta província estes primeiros quatro casos infectaram duas crianças com 7 meses de vida e 10 anos, cujos pais não apresentam sintomas de Covid-19 e dois adultos, na cidade da Beira e na vila de Dondo, no centro de reasentamento de Mutua.

Moçambique já testou 4.740 pessoas e regista até esta quarta-feira (13/05) 107 casos de Covid-19, nas províncias de Maputo, Inhambane e Sofala, sendo 95 de transmissão local e 12 importados.

O ministério da saúde considera que este aumento apesar do estado de emergência sanitária em vigor até 30 de Maio, se deve às movimentações constantes dos jovens e à não observância das medidas de prevenção, apesar do estado de emergencia decretado pelo Presidente da República (Moz24h)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI