Presidente do Zimbabwe distinguido cidadão de Maputo


O Presidente zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, manifesta interesse em ver algumas cidades do seu país a estabelecerem parcerias com a cidade de Maputo.

Emmerson Mnangagwa manifestou a intenção, esta segunda-feira, na cerimónia de recepção da chave da cidade de Maputo, no âmbito da sua visita de Estado ao país. O dirigente zimbabweano referiu que a distinção do município de Maputo desafia o seu país a contribuir para a materialização dos objectivos de desenvolvimento do milénio, na componente da manutenção de cidades limpas e sustentáveis.

Com efeito, é necessário que os governos centrais e locais se esforcem em tornar as cidades inclusivas e seguras, através de políticas que contribuam para a redução do impacto das mudanças climáticas.

Além da chave da cidade de Maputo, o Presidente Emmerson Mnangagwa, recebeu do edil, Eneias Comiche, uma faixa e um diploma. Comiche disse que a chave da cidade simboliza o reconhecimento da amizade especial que o presidente zimbabweano sempre nutriu por Moçambique e o seu povo, em particular pela cidade de Maputo. Antes da recepção da chave da Cidade de Maputo, o Presidente zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, depôs uma coroa de flores na praça dos heróis moçambicanos, na capital do país. Antes, manteve um encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi, e assistiu a assinatura de instrumentos jurídicos de cooperação entre os chefes da diplomacia de Moçambique e do Zimbabwe. (RM)

40 visualizações0 comentário