PR procedeu ao lançamento das comemorações dos 45 anos da independência nacional


O Presidente da República, Filipe Nyusi procedeu ontem, ao lançamento das comerações que irão culminar com a celebração do dia da independência nacional que se assinala a 25 de Junho corrente. Falando apartir do palácio da Ponta Vermelha o PR disse que “os moçambicanos jamais permitirão que sejam divididos para satisfazer os interesses dos invasores”. Filipe Nyusi disse que não haverá tolerância de forma repetitiva a “chantagem da guerra cíclica” promovida por “grupos de indivíduos manipulados para sustentar o ego das elites internas e externas”.

Perante as novas ameaças ao desenvolvimento socioeconómico do país, o estadista moçambicano apelou a união e ao redobrar de esforços para a defesa da soberania territorial.

Ainda no seu discurso, Filipe Nyusi garantiu que o Governo tudo fará para dignificar o sacrifício e a entrega dos heróis da independência de Moçambique.

As celebrações deste ano não contarão com a habitual chama da unidade, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, que já provocou dois óbitos e mais de 200 infectados, na sua maioria em Cabo Delgado.

O lançamento oficial das celebrações do 45º aniversário da independência do país, coincidiu com a passagem de mais uma efeméride da criança. Por isso, a elas, Nyusi endereçou uma mensagem de esperança e superação das adversidades.

“Vamos transformar esta oportunidade (COVID-19) para fazer com que as nossas crianças se dediquem aos estudos usando métodos ao seu dispor. Ao voltarem a escola muito rapidamente consigam recuperar as matérias decorrentes da suspensão de aulas presenciais. Só assim conseguiremos resguardar o investimento inestimável que fazemos no capital humano, a única garantia no processo de preparação do cidadão de amanhã com valores morais, culturais e sociais que o permitam responder o desiderato de manter a nossa nação sólida, robusta e próspera”, apontou o Chefe de Estado. (Moz24h)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI