PR insta artistas a apostarem na projecção da imagem do país no mundo


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, encorajou aos artistas moçambicanos a apostarem na projecção da imagem do país no mundo através da sua arte.

o PR falava durante a audiência que concedeu na tarde de ontem ao músico Moreira Chonguiça, que tinha como objectivo a apresentação, pelo saxofonista, de um novo instrumento genuinamente moçambicano.

Falando no acto, o Chefe do Estado encorajou ao artista a promover a cultura moçambicana através da música, afirmando que os artistas são embaixadores dos valores culturais do país, e que devem continuar com iniciativas que visam pôr o nome de Moçambique no mundo. “Como Governo vamos sempre apostar em apoiar o ramo cultural no seu todo, e os jovens tem o dever de tomar iniciativa de introduzir novas formas de pensar o país, uma vez que é ela a maioria no país. Por exemplo, hoje temos somente dois instrumentos de marca “moreira Chonguiça”, mas o desafio é produzir para mais moçambicanos terem acesso”, disse o Presidente Nyusi. O estadista elogiou ao músico pela sua capacidade de elevar o nome de Moçambique no mundo através da sua arte, levando a mensagem do país para outros povos, e criando esta amizade e inspiração entre artistas, facto que orgulha aos moçambicanos. Por sua vez, o músico agradeceu ao Chefe do Estado pela audiência, afirmando que como músico nacional envolvido em questões de educação e promoção dos jovens para tocar instrumentos musicais, chegou o momento de investir numa marca pessoal, que é o primeiro saxofone com marca e assinatura “Moreira Chonguiça”. “O instrumento é uma produção da minha marca, pois temos a ambição, para além de tocar o instrumento, de estar dentro da cadeia de valor de fazer os próprios instrumentos, de modo a inspirar mais jovens a abraçar a carreira artística”, disse Moreira Chonguiça. Segundo o músico, o saxofone é o primeiro instrumento da sua marca, mas tem em carteira outros projectos com outros instrumentos para que os jovens moçambicanos tenham acesso facilitado aos instrumentos e assim abraçarem a oportunidade de se iniciarem na área cultural de uma forma mais acessível. (Moz24h)

18 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI