PR discursa amanhã no Fórum “EurAfrican” 2019 em Portugal


O Fórum EurAfrican é uma plataforma de networking e discussão baseada no poder das diásporas para conectar pessoas, cidades, regiões e continentes.


O Presidente da República, Filipe Nyusi vai proferir o discurso institucional do Fórum EurAfrican (www.EurAfricanForum.org) que inicia amanhã, dia 4, em Portugal, onde já se encontra. No mesmo dia António Vitorino, Director Geral da Organização Internacional para as Migrações - Agência das Migrações da ONU (OIM), abordará sobre o diálogo migratório entre a Europa e a África.

Após a edição de 2018, onde o tema do lançamento foi “Criando Coalizões para a Mudança”, este ano o Fórum seguirá as discussões para “Parceria de Iguais: Compartilhando Valores, Compartilhando Prosperidade” - uma nova abordagem e paradigma para as relações entre a Europa e África. mudando a narrativa para ambos os continentes de modo a criarem juntos um “futuro responsável, próspero e sustentável” na perspectiva dos organizadores.

Apenas por convite, o Fórum EurAfrican é uma plataforma de networking e discussão apoiada no poder das diásporas para conectar pessoas, cidades, regiões e continentes, reunindo pessoas proeminentes e influentes que estão forjando laços duradouros entre os dois continentes - funcionários do governo, alto perfil personalidades empresariais, investidores, jovens empreendedores, ativistas, influenciadores sociais, ONGs e mídia.

Cinco painéis de discussão terão lugar em torno dos tópicos: i) construção de uma nova relação África-Europa baseada no respeito mútuo em relação ao investimento e comércio; ii) sensibilizar para o potencial de inovação do "continente do futuro"; iii) encarar os fluxos migratórios como uma oportunidade de crescimento, talento e fonte de emprego; iv) África como a terra da oportunidade e do parque de diversões onde o investimento de impacto e a inovação são antecipados; e v) transformar o patrimônio cultural e histórico em um ativo econômico para as economias dos países, adequado para atividades voltadas para o turismo.

Além disso, cinco mesas redondas paralelas para discussões mais aprofundadas sobre tópicos relacionados, nomeadamente: a reconstrução de Moçambique; segurança, migração e talento; Mercado Europa-África e integração económica; infra-estrutura digital para a África; e insights de dados de África.

Organizada pelo Conselho da Diáspora Portuguesa e pelo Município de Cascais, com o Alto Patrocínio da Presidência do Presidente da República Portuguesa e do Governo de Portugal, liderado por José Manuel Durão Barroso (Presidente do Fórum EurAfrican e ex-Presidente da União Europeia) Comissão / ex-Primeiro Ministro de Portugal) e Filipe de Botton (Presidente do Conselho de Administração do Conselho da Diáspora Portuguesa).

Com a contribuição de 25 palestrantes internacionais, vindos de vários países africanos e europeus, o Fórum posicionará os jovens como a esperança de um futuro melhor, inspirando ações transformadoras para um futuro comum sustentável. (Redacção)

7 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI