“Perdiz” denuncia beliscões do “Batuque e maçaroca" ao AGP3...


A Renamo, maior partido da oposição no país, convocou na passada sexta-feira a imprensa para denunciar alegados actos de violência que atentam contra à paz e reconciliação nacional. A "Perdiz" acusa os membros do “Batuque e maçaroca” da Polícia da República de Moçambique (PRM) e a polícia comunitária de perpetrarem actos de violência e intolerância política contra os seus membros.

A denuncia ao beliscão veio do porta-voz do partido Renamo, José Manteigas, que acredita que membros da Frelimo e do Governo estão na contra mão da reconciliação nacional, da aceitação de pensamento diferente e coabitação política decorridos 10 dias após a assinatura do acordo definitivo de paz.

Manteigas descreveu alegadas situações atentatórias à paz que terão ocorrido nas provincias de Tete, Zambézia, Gaza e Inhambane: No dia 8 de Agosto, foram incendiadas casas de membros da Renamo no distrito de Zumbo, em Tete, por motivações políticas, tendo em conta que as vítimas vem sendo impedidas de exercer trabalhos político-partidários por estruturas locais.

No mesmo dia, alguns agentes da PRM espancaram brutalmente membros da Renamo, que aguardavam a chegada de uma brigada provincial no distrito de Morrumbala, na Zambézia.

Ainda na mesma data, já na província de Gaza, uma delegação liderada pelo cabeça-lista do partido, Mouzinho Gama Gundurujo, teria sofrido tortura protagonizada por indivíduos que se faziam transportar em viaturas com bandeiras da Frelimo.

A perdiz diz se desgastada com a situação e, exorta ao Presidente da República, Filipe Nyusi, para tomar todas as providências no sentido de pôr fim a acções que "arrepiam o convívio com os moçambicanos”, apelou José Manteigas. (Redação)


86 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI