• estaciosvaloi

Pela melhoraria do acesso a insumos e material agrícola

A Empresa de Comercialização Agrícola Lda (ECA) e a Nova Tech Agro, duas empresas do ramo agrário baseadas na província de Manica lançam no dia 16 de Julho de 2021 no distrito de Barue, Província de Manica, duas lojas especializadas em insumos agrícolas com vista a melhorar o acesso a insumos e material agrícola por parte dos pequenos produtores.



Nos últimos anos, tem havido um crescimento acentuado do investimento em Moçambique, especialmente no crescimento do mercado, no aumento da produção e na melhoria da posição dos agricultores no mercado.


No entanto, apesar dos investimentos relativamente altos no sector, o acesso dos pequenos agricultores aos insumos tem sido lento. Alguns dos desafios mais visíveis que os pequenos agricultores enfrentam incluem: O difícil acesso a lojas, sendo que alguns agricultores percorrem mais de 50 quilômetros até a loja mais próxima; O aumento da demanda de agricultores que desejam insumos e serviços mais confiáveis e eficientes onde há uma crescente necessidade de novos pontos de venda que forneçam os produtos certos, ofereçam preços competitivos e estendam os serviços de extensão.


Neste contexto foi estabelecida uma parceria entre a Empresa de Comercialização Agrícola (uma empresa especializada na compra de milho, processamento e marketing de produtos secundários de milho processado) sediada no distrito de Barue, na Província de Manica e a Nova tech Agro (especializada na distribuição e venda de insumos agrícolase provisão de serviços de extensão), do qual resultam as duas lojas piloto, em Honde e Chuala, com características muito especiais e inovadoras com uma vasta gama de produtos e acesso a técnicos especializados que auxiliam o agricultor com vários serviços de orientação agrária e acesso a informação dedicada sobre formas de cultivo, técnicas de produção e uso correto de insumos agrícolas.



Este conceito de lojas a ser lançado nas vilas de Honde e Chuala (distrito de Catandica), resulta de uma parceria das empresas Nova Tech Agro e ECA com vista a valorizar mais o pequeno produtor, trazendo lhe os insumos mais perto, e oferecendo um serviço mais orientado para o consumidor onde para além da venda de insumos variados serão criados serviços de orientação agrária que contribuem para o sucesso da produção e o reconhecimento do uso de insumos melhorados e boas práticas agrícolas. (Moz24h)

91 visualizações0 comentário