Ossufo Momade regressou à Maputo depois de “entender-se” com Filipe Nyusi


Por Artimiza Chilaule


O líder da Renamo, Ossufo Momade, desembarcou ao final da tarde de ontem em Maputo e, ao que tudo indica, em modo definitivo, depois de ter assinado com o Presidente da República, Filipe Nyusi o acordo de cessação definitiva das hostilidaes militares entre o Governo e a Renamo, em Chitengo, sede do emblemático Parque Nacional da Gorongosa, no distrito com o mesmo nome, província central de Sofala.

Momade que assumiu a liderança da Renamo, depois da morte de Afonso Dhlkama e foi confirmado em congresso é o candidato presidencial da “Perdiz” às eleições de Outubro próximo, onde vai enfrentar no pleito o seu co-signatário (Filipe Nyusi) e os concorrentes Daviz Simango e Mário Albino.

Ossufo Momade estava na serra da Goronsosa desde Junho de 2018 em “obediência” a uma decisão tomada no dia 04 de Junho desse ano pela Comissão Política da Renamo, numa sessão extraordinária alargada ao Estado Maior General do Partido.

Os signatários do acordo, nomeadamente o Presidente da República, Filipe Nyusi e o Presidente da Renamo, Ossufo Momade, comprometeram-se a fazer valer na íntegra a letra do documento, o qual uma das cláuslas principais responsabiliza as duas partes a se absterem de todos actos hostís ou ataques militares contra forças, posições ou propriedades, nem contra a população em geral.

Momade, dedicou o acordo a heroicidade de Afonsom Dhlakama, falecido líder carismático da Renamo.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, dedicou o acordo a todos os moçambicanos e agradeceu a colaboração da comunidade internacional envolvida nos esforços de busca de paz em Moçambique.

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI