Ossufo Momad quer HCB transformadora de energia


Por Sérgio Cossa


O presidente da Renamo e candidato presidencial desta formação políticas ás eleições de 15 de Outubro, considera mal feito o negócio de energia envolvendo a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, HCB, e Electricidade de Moçambique, EDM, e a África do Sul. Em texto publicado na rede social Tweet, Momad, foi extremamente crítico em relação ao negócios de energia. “ Você sabia que a África do Sul paga 51( 30 meticais) céntimos do dólar por Kwh, por sua vez Electricidade de Moçambique paga 3,5 dólares( 240 meticais). Que negócio mal feito é esse?”, pode-se no tweet. Isto é um alusão ao facto de a HCB vender energia a África do Sul que por sua vez a revende a Electricidade de Moçambique.

Em outro tweet , o líder da perdiz faz saber que caso chegue ao governo energia de HCBserá primeiro transformada e só depois vendida aos países vizinhos. “ Na nossa proposta de Governo, pretendemos transformar a energia enviada da nossa Hidroeléctrica para depois vender aos paíse vizinhos.”, escreve Ossufo Momad.

No mesmo texto ele apresenta as vanatagens financeiras da sua proposta. “ Com iss pouparemos 70 bilhões de meticais, e encaixaremos 420 bilhões ao orçamento de Estado”.

Contudo, Ossufo Momad não apresenta demonstrações técnicas das suas ideias sobre o negócio de energia.Oxalá que o seu programa eleitoral seja mais explícito em relação ao assunto.

311 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI