“Os terroristas estão misturados com a população”, Amade Miquidade, ministro do Interior


O ministro moçambicano do Interior, Amade Miquidade, diz que a luta contra os insurgentes em Cabo Delgado deve ser feita com muita prudência, "porque eles estão misturados com as populações, mas há estabilidade", e convida jornalistas a deslocarem-se àquela província, para avaliar a situação no terreno.

"Os terroristas estão misturados com a população, e nós não podemos pôr em risco a vida e a tranquilidade da nossa população. É por isso que as acções das forças de defesa e segurança devem ser muito bem medidas para que provoquem o menor dano possível às comunidades", afirmou aquele governante.

O ministro do Interior realçou que a população de Cabo Delgado "está a sofrer bastante com as acções dos terroristas, e nós não queremos agravar esse sofrimento".

Contudo, Amade Miquidade, sem fazer qualquer referência a Mocímboa da Praia, considerou que apesar dos ataques, "há estabilidade em Cabo Delgado", e os jornalistas podem ir testemunhar isso no terreno.


Jornalistas podem ir a Cabo Delgado


"O ministério do Interior convida a imprensa a ir a Cabo Delgado, para ‘in loco’ perceber o que está a acontecer. Todos nós sabemos que Cabo Delgado está a sofrer com ações dos terroristas, mas as forças de defesa e segurança tudo fazem para repor a segurança e tranquilidade naquela província", realçou.

Miquidade avançou que uma situação de estabilidade se vive também na zona centro de Moçambique, apesar dos ataques da chamada Junta Militar da Renamo. (VoA)



O analista Manuel Alves diz que esta questão de estabilidade é questionável, porque na escalada da violência em Cabo Delgado, a proteção das comunidades tem sido negligenciada, sendo por isso que "temos números elevados de mortos e deslocados por causa dos ataques da insurgência"

120 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI