• estaciosvaloi

Os detalhes do ataque a Mute/Palma.


Parte da população de mute já não está naquela aldeia. O ataque da semana passada, obrigou alguns populares a dirigir-se a vila de Palma, um dos lugares considerado seguro por enquanto naquele Distrito onde decorrem os projectos para a exploração do gás da bacia do rovuma.


Os detalhes em nosso poder, que vem de quem falou com os deslocados na vila de Palma, indicam que os insurgentes escalaram a aldeia por duas vezes. Na primeira tentativa, os insurgentes foram repelidos pelas forças de defesa e segurança e estes recuaram, parte dos bens que tinham se apoderado, não conseguiram levarr, eis a razão da circulação da notícia segundo a qual as FDS repeliram a invasão terrorista em Mute, um região próxima de Afungi.


De acordo com as mesmas fontes, depois da retirada das FDS, por pensarem que ja tinha feito recuar os atacantes, estes ( os insurgentes) regressam mais outra vez, ficando até quando quiseram e saíram.


Dizem as fontes, não quiseram matar as pessoas, nem perseguiram nos esconderijos, mas devido a esta permanecia do tempo suficiente, algumas pessoas foram obrigadas a ir a pé a vila de Palma.


No entanto, os ataques a Mute e Pundanhar muito recentemente, não deixam de ser grande preocupação para os residentes da vila de Palma, que a pesar da presença das FDS, ainda alegadamente sentem-se inseguros.


Recentemente, uma das posições militares, na vila de Palma, lançou uma arma pesada de forma acidental, tendo caído numa zona residencial e cujos estilhaços feriram três pessoas e depois foram atendidas no hospital distrital de Palma.


No fim de semana, circularam informações dando conta que o ministro da defesa fez uma visita a Palma, para saudar a bravura das FDS que impediram o ataque a aldeia Mute. (Moz24h)

262 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI