Operação Policial: Moçambicanos detidos na África do Sul


Por Sérgio Cossa*


Pelo menos mais de uma centena de emigrantes ilegais moçambicanos foram detidos na cidade sul-africana de Johannesburg, em operações que tiveram lugar desde a semana passada até ontem. As operações que envolveram vários ramos da Polícia e Alfândegas sul-africana, tinham como principal objectivo o desmantelamento de lojas e armazéns de produtos contra-feitos. Contudo, em virtude dos vendedores desses produtos serem maioritariamente emigrantes, muitos acabaram detidos por estarem em território sul-africano de forma ilegal. Fontes em Johannesburo referem que pelo menos 600 emigrantes de várias nacionalidades foram detidos nos últimos dias. Os mesmos já foram presentes a tribunal e terão sido encaminhado para o Centro de Detenção de Lindela onde deverão aguardar posterior repatriamento para os países de origem. Entre os detidos contam, somalis, congoleses, nigerianos, moçambicanos e outras nacionalidades. Em relação os moçambicanos, a expectativa é saber se o governo de Maputo vai também, mover mundos e fundos para que os mesmos tenha condigna assistência jurídica e de outro tipo como está a acontecer com o antigo ministro das Finanças, Manuel Chang.

Uma das habituais queixas dos emigrantes ilegais liga-se o facto de serem repatriados sem que tenham oportunidade de levar consigo os seus bens.


Vice- Ministro sul africano visita fronteira com Moçambique


No último sábado, o vice- ministro sul- africano dos Assuntos Internos, Njabulo Nzuza, visitou a fronteira entre Moçambique e África do Sul, na zona de Manguzi, província de Kwazulu-Natal. A mensagem do governante sul-africano segundo a Eyewitnessnews foi claramente contra a imigração ilegal.


*Com Eyewitness News

235 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI