Omardine Omar, Jornalista da "Carta" foi solto ontem mas é ouvido amanhã em Tribunal


O jornalista Omardine Omar, da Carta de Moçambique, detido semana passada acabou por ser solto ontem graças a "boa fé de magistrados" depois de ter sido estranhamente detido por um grupo de agentes fardados da Polícia da República de Moçambique, que se faziam transportar num carro de patrulha Mahindra, alegadamente por este ter "violado o Estado de Emergencia". O director da Carta, o jornalista Marcelo Mosse explicava semana passada que "A detenção ocorreu na zona do Alto Maé, Avenida Emilia Dausse. Omardine acabava de encontar- se com José João, um antigo colega de formação. “Os agentes chegaram e começaram a agredi-lo. Quis saber dos motivos e não me disseram”, explicou José João. Também não quiseram informar para onde levavam o jornalista. 


Omardine Omar da 7ª esquadra a cadeia Central


Ontem o Moz24h contactou o jornalista Omardine Omar que já se encontrava junto da sua familia no recesso do lar. Disse-nos que a sua detenção ocorreu durante o exercicio da sua profissão, ao se ter deslocado a um local, que denuncias na sua posse, indicavam que a Policia tem estado a agir com oportunismo. "Cercaram o meu carro, mandaram-me sair e meteram-me no Mahindra que chamaram"

Levado a 7ª Esquadra da PRM, que pertence a jurisdição do bairro do Alto-Máe, Omar foi atirado a cela com os dois acompanhantes que vinham consigo. "Passado umas duas horas, trouxeram-me um documento que dizia que eu tinha sido encontrado a beber cerveja 2M que eu recusei a assinar, porque eu não estava na posse de nenhuma lata de cerveja" disse-nos. "Estava a trabalhar na averiguação de várias denúncias que recebemos". Omar acabou sendo transferido da esquadra da PRM para a cadeia central. Nesta cadeia, o jornalista diz que viveu momentos dificieis e fará a narrativa dos mesmos "nas próximas crónicas".

Detido fora de flagrante delito, Omardine Omar deverá ser presente ao tribunal está terça-feira. O Moz24h repudia a forma como o jornalista foi detido e é solidário a "Carta". (Moz24h)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI