Nyusi nega transporte de pessoas para encher seus comícios


São reportados, um pouco por todo o país, casos de pessoas transportadas de pontos distantes e em condições inseguras, para encher os comícios orientados pelo candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi. Tais situações já estiveram na origem do acidente que custou vida a pelo menos 7 pessoas em Songo, no passado dia 22 de Setembro, quando um camião capotou de regresso a Mágoè – cerca de 140 km, donde partiu com pessoas para assistir ao comício de Nyusi. Hoje, em comício havido na cidade de Chimoio, Filipe Nyusi questionou aos presentes se alguém havia sido transportado de um lugar distante para participar do comício.

“Essas pessoas são só de Chimoio ou faram buscar em Sussundenga?”, questionou Nyusi à população durante o comício. “Haverá alguém que vai dizer que em Chimoio a Frelimo não tem apoiantes?”, continuou o candidato da Frelimo em tom de negação.

No caso do acidente de Songo, o Boletim entrevistou as vítimas sobreviventes do acidente que contaram que foram transportados de Mágoè para Songo, cerca de 140 quilómetros.

Depois do comício que dirigiu na cidade de Chimoio, Nyusi foi fazer campanha nos distritos de Bárue e Manica.

Neste último, um número considerável de funcionários públicos e população de diferentes localidades do distrito de Manica foi transportado em camiões para a vila sede de Manica na manhã de hoje (26 de Setembro) com vista a receber o candidato da Frelimo Filipe Nyusi e participar do seu comício, reportam os nossos correspondentes.

Ainda em Manica, funcionários públicos de vários sectores deixaram o distrito de Tambara na última quarta-feira (25 de setembro) para distrito de Barué,que dista 250 km, para participar da recepção de Filipe Nyusi.

Número considerável de óbitos em conexão com a campanha eleitoral se deve a acidentes de viação envolvendo simpatizantes da Frelimo que se movimenta de um lugar para o outro e transportado em carrinhas de caixa aberta, concebidas para o transporte de carga.

Em Moçambique, as pessoas são normalmente transportadas nestas condições e tem havido muitos acidentes fatais. (CIP)




70 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI