Na Provincia da Zambézia: Candidato da Renamo denuncia violência pré-eleitoral


Por Sérgio Cossa


O candidato da Renamo a governador da Província da Zambézia, Manuel de Araújo, através do seu gabinete de candidatura, fez saber por via de um comunicado de imprensa, que ele e o seu partido estão “ preocupados com a violência pré-eleitoral bem como com a impunidade por crimes que criam e perpetuam um ambiente de medo e segurança no seio dos cidadãos.” Segundo o mesmo comunicado, no Distrito de Inhansuge, na localidade de Bingagira, “ um cidadão de nome Borge Luís Martinho, foi violentamente agredido, amarrado e privado de seus bens ( valores monetários e telefone celular) por um grupo de três indivíduos identificados e ligados ao partido Frelimo”. Os factos ocorreram ontem dia 30 de julho. Aparentemente, por detrás desta agressão, está o facto do agredido ter cumprimentado o seu irmão que é motorista de Manuel de Araújo. Perante estes factos, o gabinete de candidatura de Manuel de Araújo, insta “as autoridades de Justiça para tomarem em consideração esta denúncia pública e encentem diligências no sentido não só de apurar os factos com também no de levar os prevaricadores a barra da Justiça”.

Manuel de Araújo é, a par do presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, tido com um dos políticos que já está em campanha eleitoral, “ fora do perído legalmente estabelecido”. Numa clara

violação do Código de Conduta aprovado de Comissão Nacional de Eleições(CNE) 11 de Outubro de 2013. O mesmo determina que, os candidatos, “ devem abster-se de fazer propaganda fora do período legalmente estabelecido”. O serve de refência dizer que o incidente denunciado pelo gabinete de Manuel de Araúujo, aconteceu durante o périplo que o mesmo está a fazer pela Província da Zambézia.


0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI