Mulheres moçambicanas recebem apoio para Reciclagem de Resíduos Sólidos


As empresas moçambicanas, Distell e Grow In Peace, Limitada (GIP), lançaram na passada sexta-feira, Maputo, um Projecto de apoio a Mulheres vulneráveis, tendo em vista empoderar Comunidades, especificamente Mulheres catadoras de resíduos sólidos – lixo Plástico, criando empregos e um ambiente sustentável a partir de resíduos pós-consumo.

O projecto, que se pretende venha a crescer, foi lançado na seguinte base:

· Numa primeira fase, Empoderamento de 50 mulheres (catadoras de lixo) por meio fornecimento de equipamento de protecção pessoal, meio de transporte (txovas), educação ambiental e empresarial, tendo como base a recolha de resíduos sólidos – lixo plástico, criando empregos e oportunidades de empreendedorismo social - tudo focado na limpeza do ambiente olhando para o futuro do "lixo" em Maputo;

· O lixo é depositado em pontos de acessível e fácil acesso onde funciona como matéria-prima reciclável;

· Garantia que incentivos/rendimento sustentável (benefícios) estejam disponíveis em pontos facilmente acessíveis e a preço justo.

· As 50 mulheres beneficiárias foram selecionadas com base na idade, agregado familiar, regularidade na recolha e entrega dos resíduos à GIP.

Para Emidio Noronha, Administrador da Distell, este Projecto permitirá “Melhorar o ambiente actual do presente estado (Lixeira a céu aberto) – para o futuro (estrutura de economia circular), colocando a Distell e GIP no centro de circuito de reciclagem autossustentável”, ao mesmo tempo que contribuirá para “Limpar o máximo de resíduos da Lixeira de Maputo, o que significa menos lixo no solo, de modo a contribuir para uma maior economia verde, ao mesmo tempo que empodera mulheres”.

O Grupo Distell é um produtor e Distribuidor de bebidas alcoólicas com representação em todo Mundo. Divide o seu portfólio em três categorias principais, nomeadamente vinhos, bebidas espirituosas e produtos prontos a beber (RTD’s). Líder em África em vinhos e RTD’s, algumas das suas marcas incluem Nederburg, Two Oceans, Autumn Harvest Crackling, Drostdy Hof, Cellar Cask e Overmeer. O portfólio de bebidas espirituosas inclui o liquor Amarula, e as aguardentes Klipdrift e Richelieu. A Hunters Dry, Hunters Gold e a Savanna Dry são as sidras mais famosas do seu portfólio de RTD’s.

A Distell Moçambique, Lda, é uma das subsidiárias do Grupo Distell, que actualmente funciona apenas como distribuidor estratégico para os produtos da Distell em Moçambique, pretendendo instalar uma fábrica de sidras em Maputo, processo que já está num estágio de análise com o Estado Moçambicano.

A Grow In Peace é uma entidade nacional vocacionada para o empreendedorismo social. Criada por jovens moçambicanos, pretende desenvolver e implementar soluções que permitam mudar alguns dos paradigmas da sociedade moçambicana relacionados com os resíduos relacionados com o ambiente e inclusão social. (X)

87 visualizações0 comentário