MRM apoia programa de alfabetização de adultos em Namanhumbir



NAMANHUMBIR, 26 DE JULHO DE 2021 .A 12 de Julho, a Montepuez Ruby Mining (MRM) fez a entrega do edifício da sede do governo local, no posto administrativo de Namanhumbir, em Montepuez, Cabo Delgado, totalmente reabilitado, expandido e devidamente equipado.


A sede do governo inclui uma sala para alfabetização e educação de adultos, com capacidade para 50 carteiras, e está também equipada com uma sala de informática, com quatro computadores, para os jovens locais. Os formadores de TIC identificados pelas autoridades educativas locais estarão à disposição, para apoiarem na aprendizagem.


Durante a entrega oficial do edifício, Claudius Nhongonhema, Director-Geral Adjunto da MRM, destacou que "A alfabetização e educação de adultos é a chave para o desenvolvimento das comunidades. É muito importante não só para crianças e jovens, mas também para os adultos. O essencial é apoiar todo o processo de aprendizagem, não importa a idade".


Por sua vez, Cassiano Bernabé, Chefe do Posto Administrativo de Namanhumbir, agradeceu à empresa mineira pelo seu apoio na luta contra o analfabetismo na região.


"A MRM mostrou-nos, através destas acções, que podemos combater o analfabetismo nas nossas comunidades. Estamos muito gratos. É por isso que os líderes da comunidade estão aqui, para testemunharem todas estas entregas. A partir de agora, aqueles que não sabem ler nem escrever têm a sala de alfabetização disponível e também temos a sala de informática, para os jovens e até adultos aprenderem a utilizar os computadores", disse Cassiano, destacando a importância desta acção.


Além disso, o Chefe do Posto Administrativo de Namanhumbir apelou aos líderes comunitários a ajudarem na mobilização dos jovens, para participarem nas aulas de informática, e encorajou-os a preservarem as instalações recentemente reabilitadas.


O edifício inclui ainda um gabinete comunitário, que vai servir como ponto de contacto entre a MRM, o governo e as comunidades. O mesmo vai proporcionar um espaço para a abordagem de quaisquer preocupações das comunidades locais residentes perto da MRM, assim como transmissão de informação útil sobre a empresa, caso de vagas de emprego.


"Um oficial da MRM estará disponível, durante os dias úteis, para abordar quaisquer preocupações, reclamações e sugestões apresentadas pelas comunidades", revelou Claudius Nhongonhema.


O apoio à educação local continua a ser uma prioridade constante da MRM, que também construiu três escolas e reabilitou um escola primária, fornecendo uma capacidade combinada de 2.000 estudantes; lançou um programa de formação profissional de sete anos, dotando 2.100 membros da comunidade de competências profissionais; e proporcionou aos habitantes locais formação em gestão financeira, garantindo competências e conhecimentos aos cidadãos para desenvolverem meios de subsistência sustentáveis e, assim, sustentarem-se a si próprios e suas famílias.(Moz24h)

25 visualizações0 comentário