Moza Banco associa sua marca à homenagem ao músico Moisés Mandlate


O Moza Banco associou a sua marca à homenagem ao músico moçambicano Moisés Mandlate, que completou 100 anos de idade, no passado mes de Fevereiro. A cerimónia de homenagem ao autor da música Elisa We Gomara Saia foi organizada pela Universidade Pedagógica de Maputo.

Diversas individualidades, com destaque para o antigo Presidente da República, Armando Guebuza, o Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Jorge Ferrão, o Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, João Figueiredo, e a Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, marcaram presença na cerimónia de homenagem ao músico moçambicano. O evento, que contou ainda com a presença de vários músicos moçambicanos, serviu para reconhecer os feitos e realizações de Moisés Mandlate, tido como um dos pioneiros do estilo musical marrabenta.

Para João Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, que discursava na ocasião, Moisés Mandlate é um exímio instrumentista, percussionista de uma memória secular revestida da música e da cultura do povo moçambicano. "Esta homenagem faz todo o sentido, não somente pelo facto de o homenageado estar a completar 100 anos de vida, mas porque é das lendas vivas aquele cujo contributo ajudou a popularizar a marrabenta, o nosso principal ritmo musical em Moçambique e que representa a nossa identidade", enalteceu João Figueiredo.

Por seu turno, Armando Guebuza, antigo Presidente da República, fez questão de lembrar os melhores tempos passados ao lado do músico Moisés Mandlate.

"Ao celebrarmos a vida e obra do nosso grande amigo Moisés, a tendência é pensar, é recordar por onde ele passou, por onde passamos nós todos e como ele conseguiu valorizar a experiência que teve, de modo a eternizar a nossa história. A história não acaba, temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para a preservar e esta é uma das maneiras. Por isso, queria apresentar os meus parabéns a ele, à Universidade Pedagógica e ao Moza por esta grande iniciativa", disse Armando Guebuza.

Moisés Mandlate não escondeu a sua satisfação pela homenagem e, das poucas vezes que usou da palavra, foi mesmo para agradecer o gesto da Universidade Pedagógica e do Moza Banco. Refira-se que o Moza Banco ofereceu, ainda, um cheque de 100 mil meticais ao aniversariante. (Moz24h)

34 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI