Monja Coen, Tânia Tomé e Rogier Chartier são os destaques da 3ª edição em Congresso no Brasil


onja Coen, Tânia Tomé e Rogier Chartier são os destaques da 3ª edição do Congresso Nacional de Leitura Brasileiro 2020

Terceira edição do evento, iniciado em 2016, traz grandes nomes da literatura no Brasil e Exterior.  Monja Coen, o historiador francês Roger Chartier e a africana Tânia Tomé são destaques da programação. Tânia Tomé é a primeira e única convidada africana internacional no evento.

Já são mais de 4.500 inscritos para o Conaler 2020, o Congresso Nacional de Leitura online, com tema "Livros e Leitura em Tempos de Pandemia", com mais de 40 convidados do Brasil e exterior.

O programa estreia dia 3 de Agosto, e as 20h do Brasil será a palestra com a participação da escritora e autora Tânia Tomé e o ator Paulo Betti, entre outros.

Multifacetada Tânia Tomé, é escritora, poetisa, economista,empreendedora,palestrante e personalidade televisiva. Seu Livro Succenergy- Ative sua energia e descubra o sucesso que há em você", está entre os 15 Livros de desenvolvimento pessoal para Ler em 2020 pela Lista Brasileira "Do Quântico ao cósmico" e seu livro de poesia " Agarra-me o sol por trás" é referência Bibliográfica da Pos-graduação em Letras Vérnaculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tomé é também autora do Híbrido romance filosófico e poético "Conversas com a Sombra", é publicada em muitos países e participa de diversas Antologias. Foi consagrada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo afro descendente e com menos de 40 anos pelo Mipad New York, juntamente com outras celebridades internacionais como Taís Araujo, Paul Hamilton, Usain Bold, Lupita Nyongo.

Tomé é prémio Académico Portugal - Africa pelo Antigo Presidente de Portugal Mário Soares, e Jovem Africana Lider pela Iniciativa do Presidente Barack Obama Programa Yali- MWF.

Entre os palestrantes deste ano figuram nomes como Monja Coen, Pedro Bandeira, Cristóvão Tezza, Viviane Mosé, Zuenir Ventura, Ignácio de Loyola Brandão, Mary Del Priore, Florestan Fernandes Jr, Daniel Munduruku, Marina Colasanti, César Nunes, a ex-ministra Ana de Hollanda, os atores Paulo Betti e Sérgio Mamberti, entre outros, além da participação de Fernanda Takai. A iniciativa é da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, com curadoria de Galeno Amorim, ex-presidente da Biblioteca Nacional, e conta com o apoio da ABM – Associação Brasileira de Municípios, Câmara Brasileira do Livro, Associação Nacional de Livrarias, Recode e Rede Nacional de Bibliotecas.

Outros dados de Tânia Tomé


"Succenergy" é um modelo integrado de Coaching para Liderança e Motivacional, um método de apoio no processo de desenvolvimento pessoal e das organizações. Apoiado na associação do conhecimento cognitivo ao equilíbrio emocional, suas ferramentas vão ajudar colaboradores de organizações, empreendedores, empresários e indivíduos a concretizarem seus propósitos. O método, desenvolvido por Tânia Tomé, é usado em diversas capacitações, coachings, workshops e palestras da sua empresa, Ecokaya, dadas à empresas e organizações públicas e privadas em vários países, como Uganda, São Tomé e Príncipe, Cabo-verde, Brasil, Portugal, Ruanda, EUA, Swazilândia e Moçambique, entre outros. Este livro  um dos poucos palop disponíveis na Amazon  e na sua segunda edição,  foi lançado no EUA numa tour da autora entre Atlanta, New York e California. Este livro foi também lançado no Brasil  para mais de  15.000 pessoas no Festival das Esmeraldas onde Tânia Tomé foi Keynote Speaker e coach a convite da Prefeitura de Campos Verdes.

Testemunhos e Endorsements:


“Tânia Tomé, em ‘Succenergy - Ative sua energia e descubra o sucesso dentro de você’ está fantástica! Leitura obrigatória para empreendedores e gestores municipais, que se deparam diariamente com desafios. Ela nos ensina, a manusear  com  maestria seu instrumento de expressão, como ser bem sucedido em busca dos nossos propósitos. Succenergy deixa claro porque ela foi escolhida como uma dos 100 pessoas mais influentes do mundo!” Haroldo Naves - Presidente da Federação Goiana de Municipios & Prefeito de Campos Verdes, Brasil. “Tânia Tomé, Ecokaya CEO e Executive Coach foi nossa expert para a capacitação em liderança na PNUD ÁFRICA em Uganda. A mesma desenvolveu um modelo de liderança inovador que está cativando colaboradores, empreendedores, lideres e jovens a nivel Mundial. Precisamos de mais Tânia Tomés no mundo”. Njoya Tikum –  Director Regional de Voluntariado das Nações Unidas “Ecokaya CEO - Tania Tomé uma excelente profissional  financeira que no seu jeito de comunicadora nata e cativante nos trás neste livro do succenergy dicas de como usarmos nossas energias para o sucesso. Tomé é nossa embaixadora para o mundo e não tenho dúvidas sobre o sucesso mundial desse livro”. Adriano Maleiane - Ministro das Finanças de Moçambique.

“Ter imaginação, agarrar oportunidades, acreditar e fazer florescer é coisa de mente promissora, é coisa de pessoa empreendedora, é coisa de Tânia Tomé.  Conhecer a Tânia Tomé e poder tê-la em São Tomé e Príncipe prestigiando o evento do Ministério que tenho a honra de tutelar, foi de facto “Succenergy”. Para a Tânia Tomé, empreender é transformar vidas, é  transformar o mundo. A sua energia, crença e motivação, associado a experiência na primeira pessoa é inspiradora e faz acreditar que sim, é possível, é possível o propósito. Num ambiente cada vez mais competitivo, continue inspirando.  A África e o mundo precisam de pessoas assim, para que alcancem em plenitude os seus propósitos”. Vinício Pina - Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe. “Excelente trabalho de uma jovem mulher africana com dimensão mundial”. António Santos - Jornalista e Radialista na RDP - África

Da melhor forma, Tânia Tomé apresenta o conceito “Succenergy”: uma forma simples de dizer para eliminar do quotidiano aquilo que é tóxico, e de encontrar motivação nos esforços desenvolvidos para a conquista de um objetivo. Mais do que um conceito, é uma forma de estar na vida, perante problemas e soluções.  David Dias - Apresentador de televisão na RTP - Televisão de Portugal “Tânia Tomé me impactou sobremaneira e ganhou minha alma. Por sua visão. Pelo seu trabalho. Sua competência. Sua postura. Por sua voz. Por seu coaching em liderança  e por todas as qualidades que fazem dela uma grande líder: planejamento estratégico, conhecimento, relacionamento, simpatia e sua capacidade de inspirar pessoas .E por tudo isso, estou aqui fazendo este registro poderoso da grande mulher que conheci, Tânia Tomé.” Ludymilla Damatta - Presidente da Rede Goiana de Mulheres Empreendedoras “Tânia Tomé é uma jovem do mundo, uma jovem de mundos.  Economista, empreendedora para que a juventude chegue mais longe. Para que nossos sonhos sejam concretizados em empreendimentos. É um prazer tela mais uma vez em Caboverde, ela que veio visitar pela primeira vez o nosso país no âmbito do primeiro Tedx Praia, onde partilhou o seu conceito Succenergy. E ela incentivou centenas de jovens cabo-verdianos a querer fazer, a  pretender chegar mais longe. E nos precisamos de pessoas que nos motivem. Precisamos de pessoas que sonham, que fazem e acontecem. Para benefício do nosso país, para benefício do nosso continente e para benefício do mundo”. Pedro L. - Secretário de Estado Para Inovação em Cabo Verde.  “Tania Tomé é uma personalidade incrível e notável, que é bem conhecida por sua paixão em mobilizar e contribuir para surgimento de um grande número de empresários e empreendedores.. O propósito de  vida de Tania Tomé é completamente necessário e um motor de alavancagem especialmente agora em que África está em busca de líderes visionários. Tania é uma influenciadora  e uma líder com uma mente muito rica e eu sei que o que vier dessa grande mulher certamente será uma bênção para o nosso mundo”.

31 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI