Mocímboa da Praia recuperada pelos ruandeses um dia antes da entrada em acção das tropas da SADC


As Forças Conjuntas – Moçambique e Ruanda, controlam a Vila de Mocímboa da Praia desde as 11 horas de ontem, 08 de Agosto de 2021, controlam as infraestruturas públicas e privadas com enfoque para edifícios do governo local, porto, aeroporto, hospital, mercados, estabelecimentos de restauração, entre outros objectos económicos. O anuncio foi feito ontem numa conferência de imprensa, pelo porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, Omar Saranga. "Neste momento, as operações continuam na Vila de Mocímboa da Praia, com o objectivo de consolidar o controlo sobre as zonas que prevalecem críticas, nomeadamente, alguns bairros periféricos e a zona onde se localiza a estação de tratamento de água. Importa destacar que o sucesso das operações deve-se a efectiva colaboração das comunidades locais, pelo que apela-se ao reforço da vigilância colectiva, tendo em conta que, devido ao ímpeto da ofensiva em curso, os terroristas terão a tendência de se infiltrar, com o objectivo de perturbar as investigações e o cadastro das populações resgatadas"

A informação sobre a recuperação da vila municipal da Mocímboa da Praia chegou aos moçambicanos através de fontes ruandesas. A Força de Defesa do Ruanda recorreu ao twitter para anunciar ao mundo que as suas tropas destacadas para Cabo Delgado e as forças moçambicanas tinham tomado a vila da Mocímboa da Praia, incluindo o controlo de infra-estruturas estratégicas, como o porto, o aeródromo e as instituições governamentais.

Omar Saranga apelou a serenidade e a contínua colaboração de toda a sociedade no sentido de partilhar com as instituições relevantes informações pertinentes que concorram para o alcance e a defesa dos objectivos conjunturais da Nação, nomeadamente o combate e a prevenção do extremismo violento e do terrorismo. (Moz24h)

122 visualizações0 comentário