Moçambique e África do Sul em conversações para combater terroristas


A África do Sul está a discutir a prestação de assistência para combater uma insurgência islâmica em Cabo Delgado, norte de Moçambique, disse a ministra das Relações Internacionais e Cooperação.

Naledi Pandor disse à emissora nacional SABC que os dois países estão em conversações sobre a assistência que a África do Sul pode oferecer ao país vizinho.

Não ficou claro se a ajuda sul-africana poderia incluir o envio de tropas, mas Pandor fez referência ao facto de Moçambique usar provedores de segurança privados para combater a insurgência.

Estes comentários da chefe de diplomacia sul Africana surgem após a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral ter apelado aos membros a apoiar Moçambique na sua luta contra os insurgentes.

Os ataques iniciaram em 2017, próximo de zonas que têm em curso multimilionários projetos de gás natural, e já mataram mais de 900 pessoas e milhares de pessoas estão deslocadas a fugirem da guerra. Recentemente o governo contratou empresas privadas de segurança para fazer face ao terrorismo que desgraça Cabo Delgado. O governo parece estar a fazer uma virada, deixando os privados, e tratando directamente com os governos da regiáo da SADC. Oxalá que prevaleça a soberania de Moçambique, na eventualidade do território moçambicanos albergar paises "amigos" na busca da preciosa paz e prosperidade. Que reside no solo de Cabo Delgado: Gás, minerais....(Moz24h)

95 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI