Moçambicano Elthon Chemane distinguido na África do Sul


Elthon Chemane - "THE BEST"2020 DA MULTINACIONAL BOARDROOM


Por Germano De Sousa

O moçambicano Elthon Chemane foi distinguido o mês passado como o melhor Diretor Nacional (country manager) da Boardroom, uma agência de recrutamento de recursos humanos com sede em Johanesburg na África do Sul e com representação em 16 países de África, Europa e América Latina.

Para a indicação do título de melhor diretor nacional, a Boardroom avalia os seus gestores seniores com base na sua visão, poder na tomada de decisões, modelo organizacional capacidade de liderança, entre outros itens a cada 5 anos

É neste quadro que Chemane, Diretor Geral da representação da em Moçambique foi distinguido entre os seus homólogos de 16 países onde a empresa atua.

" Sinto orgulho pela distinção, principalmente porque Moçambique como uma boa referência ", disse Elthon Chemane ao nosso jornal.

Ele afirma que mais do que a premiação " gostaria que o meu trabalho trouxesse resultados evidentes empregando cada vez mais jovens moçambicanos no país".

A Visão para Moçambique

Com apenas 10 anos de presença em Moçambique, a multinacional Boardroom tem atuado no recrutamento e treinamento de recursos humanos para os diversos projetos que estão a ser implementados no país.

" A visão que temos é que possamos proporcionar aos moçambicanos qualificações que lhes permita osufruir mwlhor das oportunidades no mercado de trabalho. É preciso distinguir bem, qualificação de formação ", disse Chemane, para quem o mercado procura mais gente qualificada para as vagas disponíveis.

" Aos formados queremos queremos oferecer a qualificação necessária sobretudo para o sector de óleo e gás ",afirma o nosso interlocutor.

De modo a igualar as oportunidades que o o mercado oferece aos jovens moçambicanos, está em curso a celebração de um acordo com o governo de modo a garantir mais oportunidades aos moçambicanos o que ajudará as multinacionais que operam no país a cumprirem com as cotas de conteúdo nacional no seu quadro de pessoal.

" Um dos maiores problemas é a falta de informação sobre as oportunidades para a grande parte das pessoas que estão desprovidas de meios, como a net, onde circula maior fluxo das vagas de emprego ",  explica Chemane acrescentando que num futuro breve a Boardroom vai disseminar tais informações em vitrinas e outras formas possíveis nos distritos e localidades do país para uma abrangência.Disse ainda que a sua instituição vai se encarregar junto aos correios de toda a correspondência dos interessados as vagas que estejam disponíveis se encarregando das candidaturas diante os anunciantes.

No pais, está agência de recrutamento de recursos humanos, conta com escritórios em Maputo, Beira, Nampula, Nacala, MoMA, Pemba, Montepuez e Tete. Em breve vai ter representação em todas as províncias para responder de forma posetivas os desafios da sua presença em Moçambique.

A Boardroom é a melhor agência de recrutamento de mão de obra em África e em Moçambique é a única multinacional do sector com 84% do seu pessoal de conteúdo nacional, a fasquia mais elevada nesse sentido.

Quem é Elton Chemane

Uma das suas grandes paixões é a aviação onde se formou na área de helicópteros na Itália e Portugal. Já no país foi Diretor Geral de uma empresa pioneira em operações "offshore". As constantes viagens para dentro e fora do pais, o mantinham ausente da sua família durante muito tempo tendo por isso optado a mudar e há cerca de 2 anos é o Diretor Geral da Boardroom em Moçambique, fazendo ae valer da sua primeira formação ligada a gestão de. recursos humanos.

" Hoje sinto  que tenho mais tempo de estar com a minha família, esposa e os meus seis filhos", afirma.

Órfão de pais ainda cedo, antes dos 10 anos, Chemane viveu uma vida de permanente batalha para sobreviver tendo lidado com o primeiro "emprego" ( numa bomba de combustível na Matola)  ainda menor para puder ajudar-se a crescer.

"Hoje o maior propósito é puder ajudar jovens moçambicanos a poderem usufruir as oportunidades existentes no mercado do emprego".

A caminho dos 40 anos de idade, hoje Chemane  se empenha para puder proporcionar a sua família e a todos que puder alegria e momentos de felicidades.

Com uma veia também artística tem colaborado nos projetos de uma das maiores bandas de Moçambique, os Gorowane.

Sempre que pode voa pois " para mim a aviação é uma grande paixão " (Moz24h)

416 visualizações0 comentário

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI