Ministério Público quer dissolver empresas envolvidas das "dívidas ocultas"


De acordo com informação avançada pela Televisão de Moçambique (TVM), citando fontes do Ministério Público (MP), indica que a guardiã da legalidade, quer dissolver a Proindicus, Ematum e MAM, alegando que a situação de liquidez das três empresas é inferior a metade do valor do capital social.

As  três empresas estatais estão envolvidas no esquema das dívidas ocultas.

Tendo por base os relatórios de contas das empresas Proindicus, Ematum e MAM, que suspenderam as actividades por um período de três anos, o MP propõe pela dissolução das três empresas estatais.

A criação da Proindicus, Ematum e MAM está ligada ao esquema das dívidas ocultas, através de empréstimos de cerca de dois mil milhões contraídos entre 2013 e 2014 sob a forma de crédito junto dos bancos Credit Suisse e VTB.

Estes empréstimos foram aprovados pelo Estado moçambicano, sem que o parlamento tivesse conhecimento. Estes empréstimos vieram acentuar a crise financeira em Moçambique, levando o país a entrar em default.

Actualmente, o caso das dívidas ocultas está a ser investigado nos EUA e em Moçambique, devido aos indícios de actividade ilícita na operação.

A investigação levou à detenção do antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, detido na África do Sul desde 29 de Dezembro de 2018, a pedido da Justiça dos EUA, por fraude, corrupção e lavagem de dinheiro numa burla internacional de cerca de dois mil milhões de euros, no chamado caso das dívidas ocultas. Em Moçambique outras personalidades ligadas ao gabinete do ex-presidente Armando Guebuza, incluindo um filho seu, se encontram detidos aguardando pelo julgamento devido aos seus alegados envolvimentos no calote. (Moz24h).

38 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI