MDM aposta em projectos sociais na Provincia de Maputo


Por Germano de Sousa


Três distritos da província de Maputo, foram eleitos para a implantação de projetos essencialmente de cunho social pelo partido Movimento Democrático de Moçambique, MDM, nesta parcela do sul do país onde possui assentos na Assembleia Provincial e nos municípios da Matola, Boane e Manhica.

Trata-se dos distritos de Matutuine, Matola e Manhica, que devem acolher projetos no sector da agricultura a abranger cerca de 200 agregados familiares e um de formação profissional e auto-emprego dedicado a jovens, segundo revelou ao nosso jornal o delegado do partido ao nível da província de Maputo, Amável Vera Cruz.

Parte destas iniciativas já estariam em execução mas a crise imposta pela Covid-19, adiou a implementação bem como a re calendarização de algumas atividades.

"Para o distrito de Matutuine temos já identificadas 80 famílias para um projeto de produção agrícola, em concreto na horticultura na base de fundos do partido e amigos e se não fosse a pandemia do coronavírus, já em Abril teria iniciado", disse Vera Cruz.

Segundo o delegado do MDM o projecto de Matutuine que já possui espaço para a realização vai potenciar a piscicultura como uma das formas dos beneficiários obterem uma fonte segura de renda.

Relativamente ao distrito da Manhica, " temos numa primeira fase cerca de uma dezena hectares em Paquete para a produção de hortícolas envolvendo quase 90 famílias. Está garantida a assistência técnica por uma organização que não importa referenciar. Vai-se capacitar os beneficiários para a obtenção de bons rendimentos "

Na conversa com Amável Vera Cruz, soubemos que o MDM tem projetado para a zona de Tsalala, no município da Matola a edificação de um centro de formação profissional para jovens, independente da sua inclinação ideológica, para ministrar cursos de curta duração. "Aqueles que depois de formados não forem absorvidos no mercado do trabalho, receberão kits de ferramentas para o seu auto-emprego, como serralheiros, carpinteiros, pedreiros e mais", assegurou Vera Cruz garantindo que esta iniciativa tem ja financiamento de um parceiro estrangeiro.

Todas estas iniciativas que em princípio devem se concretizar este ano, estão condicionadas a vigência do estado de emergência devido a Covid-19 que afeta a todos incluindo os potenciais financiadores.

Estes projetos sociais do MDM, são o contributo do partido, segundo Vera Cruz, no esforço global para o desenvolvimento de Moçambique. (Moz24h)

" Fazamos intervenções pontuais naquilo que for possível para acarinhar os eleitores " concluiu o delegado do MDM na província de Maputo.

22 visualizações

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI