MCC selecciona Moçambique para Segundo Compacto


o Conselho de Direcção da Corporação do Desafio do Milénio (MCC) selecionou Moçambique para desenvolvimento de um segundo compacto.  O Embaixador dos E.U.A. Dennis W. Hearne e o Director Executivo da MCC Sean Cairncross informaram o Presidente Filipe Jacinto Nyusi da selecção de Moçambique durante uma chamada telefónica naquele mesmo dia.  Em conjunto com o valor de quase 500 milhões de dólares da assistência ao desenvolvimento anual já prestada pelo Governo dos Estados Unidos, a selecção de Moçambique para um segundo compacto reforça ainda mais o nosso compromisso de efectuar parceria com Moçambique na promoção de um crescimento económico mais inclusivo e de reformas políticas que fortalecem o estado de direito e a democracia.

A MCC é um programa do Governo dos E.U.A. que providencia subsídios por um período determinado a países em desenvolvimento que satisfazem padrões rigorosos de boa governação, desde o combate à corrupção até ao respeito pelos direitos humanos, conforme avaliação através dos indicadores de desempenho da MCC.  A MCC adopta uma abordagem empresarial, com compromissos fundamentais quanto aos dados, responsabilização, e processo de decisão baseado em evidências.  “Tenho o prazer de anunciar a nova parceria do compacto da MCC com Moçambique...,” afirmou o Director Executivo da MCC Sean Cairncross.  “A MCC trabalha por todo o mundo na redução da pobreza através do crescimento económico – consolidando a democracia e as reformas do mercado livre, e facilitando a colaboração dos sectores público e privado na criação de postos de trabalho, crescimento sustentável, e melhores oportunidades económicas nos nossos países parceiros”.

Moçambique concluiu com sucesso o seu primeiro compacto da MCC em Setembro de 2013 e demonstrou recentemente melhorias políticas encorajadoras no indicador de desempenho.  Um novo compacto iria desenvolver o compromisso contínuo do país para com a reforma dos sectores e a forte relação existente da MCC com o país.

A Embaixada dos E.U.A. aguarda com expectativa pela oportunidade de trabalhar com o Governo da República de Moçambique no desenvolvimento de um compacto que apoiará o progresso contínuo do país nas áreas do desenvolvimento económico, governação e reforma democrática. (Moz24h)

0 visualização

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI