• estaciosvaloi

Mabecos foram translocados do Parque Nacional da Gorongosa para a Karingani Game Reserve.

Em 2018, graças ao Projecto “Wild Dog Range Expansion”, os primeiros Mabecos (Lycaon pictus) foram reintroduzidos no Parque Nacional da Gorongosa e, um ano depois, a Karingani Game Reserve recebeu a sua primeira alcateia. Ambas as áreas protegidas de Moçambique foram identificadas como espaços viáveis para reintroduções de Mabecos, mas ninguém podia prever o quão bem essas alcateias se iriam adaptar. As alcateias de Mabecos instalaram-se nas suas novas casas, reproduziram-se e criaram os seus filhotes, e vimos como os recém-chegados a Moçambique chegaram à idade adulta e se dispersaram das alcateias originais para começarem novas alcateias.



Com apenas cerca de 6.600 Mabecos existentes em África, este animal espectacular é um dos carnívoros em maior risco do continente, e é listado pela IUCN como “Em perigo”. É necessária uma acção urgente para salvá-los, e uma estratégia de conservação chave é a reintrodução de alcateias em habitats viáveis onde eles ocorreram. O Mabeco é um nativo canídeo da África Subsaariana, é o maior canídeo indígena da África e o único membro existente do género Lycaon.


O Mabeco possui as adaptações mais especializadas entre os canídeos pela cor da sua pelagem, pela sua dieta e por perseguir as suas presas graças a uma grande capacidade de corrida. Possui um esqueleto ágil, e a perda do primeiro dedo nas suas patas dianteiras aumentou o seu passo e velocidade. Dois objectivos principais do “Wild Dog Range Expansion“, um projecto liderado pelo “Endangered Wildlife Trust”, são aumentar continuamente o espaço seguro para mabecos e os seus números em África. Com o sucesso de Moçambique, podemos agora utilizar Mabecos destas áreas protegidas e permitir que se tornem pioneiros de Mabecos num novo espaço seguro que se tornou disponível através de grandes esforços de restauração.


No dia 9 de Março, Mabecos machos do Parque Nacional da Gorongosa foram transportados de avião para a Karingani Game Reserve e colocados temporariamente numa zona vedada - esta é a primeira relocalização interna de Mabecos em Moçambique. A próxima fase do projecto será capturar e colocar Mabecos fêmeas da Karingani Game reserve no compartimento adjacente, com a esperança de que eles se aproximem dos seus novos vizinhos. Quando houver evidência de coesão entre os dois grupos, eles poderão interagir e fortalecer esse vínculo antes de serem transportados para a sua nova casa. (Moz24h)

22 visualizações0 comentário

Subscreva a nossa Newsletter

  • facebook

Ficha técnica

Director Editorial: Luís Nhachote (+258 84 4703860)

Editor: Estacios Valoi 

Redaçao: Germano de Sousa, Palmira Zunguze e Nazira Suleimane

Publicidade: Jordão José Cossa (84 53 63 773) email jordaocossa63@gmail.com

 

NUIT: 100045624

Nr. 149 GABIFO/DEPC/2017/ MAPUTO,18 de Outubro  

Endereço Av. Cardeal Don Alexandre dos Santos 56 (em Obras)

© By BEEI