Lançamento da Missão de Formação Militar da União Europeia em Moçambique



Terá lugar amanhã dia 03 de novembro 2021 a cerimónia de lançamento da Missão de Formação Militar da União Europeia em Moçambique (EUTM-Moçambique) a realizar-se na Companhia de Fuzileiros Independente da Katembee no Campo Militar do Dongo (Chimoio).


Segundo comunicado de Imprensa recebido pela nossa redacção a missão é a resposta da União Europeia ao pedido das autoridades moçambicanas para reforço do apoio comunitárionos domínios da paz e da segurança, resultando de uma decisão do Conselho da UE, e tem por objetivo formar e apoiar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique(FADM) na proteção da população civil e no restabelecimento da situação securitáriano extremo norte do país.


Esta, que é a primeira missão militar da UE em Moçambique, tem um objetivo formativo e não executivo e um mandato de dois anos. Nesse período irá apoiar a capacitação de unidades das FADMque farão parte de uma futura força de reação rápida.


Durante a missão será prestada formação militar, de carizoperacional, formação especializada em matéria de contra terrorismoe formação nos domínios da proteção das populaçõese do cumprimento do direito internacional humanitário e de direitos humanos, em particular no que respeita à proteção de mulherese crianças.


A EUTM-Moçambique serácomandada pelovice-almirante Hervé Bléjean, diretor da Capacidade Militar de Planeamento e Condução (CMPC). No terreno, a direção operacional caberá ao brigadeiro-general Nuno Lemos Pires, militar do Exército português que comandará a força.


Considerando a importância deste evento, como marco de lançamento da EUTM-Moçambique, gostaríamos de contar com a presença do vosso prestigiado Órgão de Comunicação Social para a cobertura e divulgaçãodo evento, apelando aque os jornalistas que marquem presença façam uso de máscara e compareçam no local com pelo menos 30 minutos de antecedência face ao limite da chegada de convidados. (Moz24)

26 visualizações0 comentário